A Secretaria de Saúde de Campinas (SP) começa na segunda-feira (5) a aplicar a vacina contra a Covid-19 da Janssen em grupos selecionados, entre eles moradores de rua e profissionais o sexo. Por se tratar de um imunizante aplicado em dose única, os grupos foram escolhidos pela dificuldade em voltar para receber a segunda dose no futuro.
De acordo com a pasta, também serão vacinados com a dose única: pessoas que vivem em situação de rua, pacientes dos Caps (pacientes psiquiátricos em tratamento), moradores de comunidades terapêuticas (que tratam dependência química), moradores de ocupação e profissionais do sexo.
A população que vive em situação de rua e os profissionais do sexo serão os primeiros a receber a dose. Depois de encerrada a imunização, os pacientes dos Caps serão vacinados.
Na última segunda-feira (28), Campinas recebeu 8.870 doses da Janssen, que serão utilizadas neste trabalho.
As ações estão sendo organizadas pelo Departamento de Saúde, por meio do Consultório na Rua e Centros de Saúde, e pelo Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa). O esquema de vacinação nas áreas de ocupação e nos centros comunitários está sendo finalizado pelos distritos.