O Santos enfrenta o The Strongest, hoje às 19h15, no Estádio Hernando Siles, em Laz Paz, na Bolívia, pela penúltima rodada da fase de grupos da Taça Libertadores da América.
Embalado após vencer o Boca Juniors por 1 a 0 e golear o The Strongest por 5 a 0, o Peixe está no páreo pela classificação. O Barcelona/EQU lidera com 9 pontos, enquanto Santos e Boca têm 6. O time boliviano é o último da chave com 3.
O técnico Fernando Diniz só tem uma dúvida. Não sabe se poderá contar com o zagueiro Luan Peres, que estaria com dengue. O zagueiro deixou o treino de sexta-feira com mal estar e realizou exames no departamento médico do Santos. Havia apreensão, uma vez que o jogador foi diagnosticado com a Covid-19 em novembro de 2020.
O volante Alison ficou fora do time nos últimos quatro confrontos em razão de um desconforto no joelho esquerdo. Agora, está liberado e tem presença garantida. Por outro lado, Marinho ainda se recupera de uma lesão de grau um na coxa esquerda. O atacante perdeu os últimos dois jogos.
O desfalque certo será o próprio técnico Fernando Diniz, que em razão de expulsão do campo no jogo contra o Boca Juniors, não poderá comandar a equipe da área técnica.
Para driblar os efeitos da altitude, a equipe não irá diretamente para La Paz, mas sim desembarcará em Santa Cruz de la Sierra, a 400 metros do nível do mar.
Na história, são 18 vitórias, 1 empate e 4 derrotas nos 23 jogos disputados contra times bolivianos entre Libertadores e amistosos. Inclusive, sete das oito maiores goleadas do Peixe na Libertadores foram sobre bolivianos. Além disso, o alvinegro nunca perdeu para bolivianos em casa.
Por outro lado, as quatro derrotas foram na Bolívia. Em 2005, 4 a 3 para o The Strongest. Em 2008 e 2012, três tropeços santistas pelo placar de 2 a 1, para San Jose, Bolívar e The Strongest. A última vez que jogou em La Paz, o Peixe voltou com um empate por 1 a 1 diante do The Strongest. O técnico era Dorival Júnior.
A última vitória santista na Bolívia foi pela Libertadores de 2007. Em Santa Cruz de La Sierra, o Peixe venceu o Blooming por 1 a 0, na estreia da competição. Desde então, o time da baixada encontrou dificuldade para jogar no país, somando três derrotas e um empate.
The Strongest x Santos
The Strongest – Daniel Vaca; Saúl Torres, David Mateos, Fernando Martelli, Gonzalo Castillo, José Sagredo; Diego Wayar, Richet Gomez, Willie Barbosa, Ramiro Vaca; Jair Reinoso. Técnico – Gustavo Florentin.
Santos – João Paulo; Pará, Kaiky, Luan Peres, Felipe Jonatan; Vinicius Balieiro, Alison, Jean Mota, Gabriel Pirani; Kaio Jorge e Lucas Braga. Técnico: Márcio Araújo (auxiliar).
Árbitro – Diego Haro (Peru)
Local – Estádio Hernando Siles, em Laz Paz, na Bolívia, às 19h15.
*** Foto – Twitter oficial do Santos,