Vídeos que circulam pelas redes sociais mostram momentos de terror vivido por alunos e funcionários do Colégio Dom Bosco, em Americana (SP), na tarde desta segunda-feira (29). Um adolescente de 13 anos efetuou disparos com uma espingarda de pressão e foi contido pela Polícia Militar (PM).
De acordo com os policiais, uma funcionária da escola foi atingida pelos disparos e sofreu ferimentos leves. Em uma mochila que o adolescente carregava, havia ainda um martelo e supostos artefatos explosivos.
O Esquadrão Antibombas da PM foi acionado para verificar os artefatos. Ele seria estudante do colégio.
A instituição está funcionando com 35% da sua capacidade devido a fase emergencial do Plano SP. O restante dos alunos acompanhavam as aulas de forma remota. Em um vídeo que circula pelas sociais, mostram os alunos, que estão assistindo a aula de forma remota, sem entender o que está acontecendo. É possível ouvir gritos e pessoas dizendo que tem alguém armado. Em outro vídeo, alunos aparecem sentados no chão, entre as carteiras. Assista:
Ainda de acordo com a PM, o aluno entrou na escola uniformizado, carregando uma mochila com os supostos explosivos e a espingarda escondida em uma capa de violão.
Após efetuar os disparos, o adolescente foi socorrido com ferimentos na cabeça, o que poderia indicar uma tentativa de tirar a própria vida e levado pelo Corpo de bombeiros para o hospital São Francisco. A funcionária foi levado ao hospital Unimed.
Um artefato teria sido lançado em sala da direção, onde a diretora estava, mas ele não chegou a explodir.
Policiais do 10° Batalhão de ações especiais de polícia (10° BAEP) foram acionados e estão no local.