Com a expectativa da chegada da vacina contra a Covid-19, a Secretaria de Saúde e Limeira (SP) informou que que há estoque suficiente de insumos para a vacinação da população municipal.
A pasta também ressaltou que há previsão de repasse de insumos tanto no plano nacional, quanto no estadual. O Governo de São mantém a previsão para início da vacinação para o dia 25 de janeiro.
Na manhã de hoje o Butantan pediu à Anvisa o uso emergencial da vacina CoronaVac. A vacina desenvolvida pelo Instituto e a chinesa Sinovac, apresentaram até 100% de eficácia em pacientes que foram imunizados e que pudessem desenvolver casos graves e moderados da doença. O porcentual também foi observado em pacientes que seriam internados em hospitais com a covid-19. Para os pacientes imunizados que desenvolveriam casos leves da doença, ou aqueles que passariam por ambulatórios, a eficácia é de 78%.
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou que o Estado já tem doses suficientes da Coronavac, vacina contra o novo coronavírus desenvolvida pelo Butantan e a chinesa Sinovac, para iniciar imediatamente a imunização de milhões de brasileiros. Ao todo, existem 10,8 milhões de doses da vacina em solo brasileiro.
Segundo o Plano Estadual de Imunização de São Paulo, seriam necessárias 9 milhões de doses para a primeira dose da primeira fase de imunização para idosos, indígenas, quilombolas e profissionais da saúde.
De acordo com dados divulgados, os casos graves, moderados e internações hospitalares pela covid-19 caíram em 100% após aplicação da vacina.
Atendimentos ambulatoriais e casos leves caíram em 78%.