A Copa do Brasil conhecerá amanhã seus dois finalistas. Após longos meses de disputa, a competição se afunilou, e restaram quatro times, que amanhã decidirão quem continuará na disputa por um dos troféus mais disputados do futebol nacional.
Em Belo Horizonte, o Cruzeiro recebe o Grêmio, em duelo que colocará frente a frente os dois maiores campeões do torneio (o Grêmio foi campeão cinco vezes, e o Cruzeiro, quatro). A primeira partida acabou com vitória do time gaúcho pelo placar de 1 a 0, o que força o Cruzeiro a vencer por dois gols de diferença. Qualquer outra vitoria da Raposa por um gol classifica o Tricolor (menos o 1 a 0, que é o único resultado que leva a decisão para as penalidades máximas). Qualquer empate classifica o Grêmio, que ainda luta pelo Campeonato Brasileiro, pela Libertadores e pela Primeira Liga, sendo o único clube do Brasil a disputar quatro competições simultâneas.
O Grêmio entra como favorito na partida, tanto pelo resultado na primeira fase quanto pela atual fase que vive, mas não se pode subestimar o Cruzeiro. Teremos uma partida repleta de alternativas e carregada de tensão.
A outra vaga na final ficará com Flamengo ou Botafogo, que se enfrentarão no Maracanã. O primeiro jogo terminou com um empate sem gols. Qualquer empate com gols classifica o Botafogo, e quem vencer passa. Penalidades máximas, apenas em um novo empate sem gols.
O clássico carioca é uma das provas que o mundo do futebol dá voltas. No início do ano, o Flamengo era considerado por muitos comentaristas um dos favoritos para conquistar a Libertadores e o Brasileirão. Foi eliminado na primeira fase da Libertadores, e com uma campanha irregular no Campeonato Brasileiro, está muito distante do Corinthians. Ainda está vivo na Copa do Brasil e na Copa Sulamericana, porém, é muito pouco se for comparado com as expectativas criadas.
Já o Botafogo vem surpreendendo desde o ano passado. Treinado pelo jovem Jair Ventura, o clube da Estrela Solitária, que nos últimos anos se acostumou a lutar contra o rebaixamento, conseguiu se classificar para a Pré Libertadores, e chegou até a fase de grupos de maneira heroica. Hoje, disputa a semifinal da Copa do Brasil, as quartas de final da Libertadores, e atrás de Grêmio e Corinthians, é o time mais falado em programas esportivos, muito pela disciplina tática e entrega de seus jogadores.
A disputa está aberta, e tudo pode acontecer. Confronto sem favoritos.