No sábado, o Corinthians foi surpreendido pelo Vitoria, e perdeu para o rubro negro baiano peor um a zero. O Grêmio poderia se aproveitar da derrapada Corintiana,porém,apenas empatou em casa com o Atlético Paranaense, e a diferença caiu pouco, já que agora sete pontos separam o tricolor gaúcho do Corinthians, que tem uma partida a menos, a ser disputada nesta quarta feira (23 de agosto).
O Santos poderia encostar nos dois primeiros, mas perdeu a oportunidade, ao empatar com o Coritiba. O resultado até seria bom, por ter sido conquistado fora de casa. Porém, dificilmente o Peixe terá outra rodada que contará com os dois rivais tropeçando simultaneamente.
O Palmeiras decepcionou os torcedores que foram até o estádio. Em mais uma atuação aquém da expectativa criada pelos torcedores e por grande parte da imprensa, o Verdão foi surpreendido pela Chapecoense. Dois a zero, e o sonho do título que já era distante, ficou mais complicado. Já a Chape respira um pouco mais aliviada e ganha fôlego para o jogo frente ao Corinthians, em Chapecó.
Na próxima rodada, o Palmeiras enfrenta o São Paulo, em jogo que tem tudo para ser eletrizante, uma vez que o São Paulo voltou para a zona de rebaixamento com esses resultados. O empate em 1 a 1 com o Avaí (em um jogo sofrível) não ajudou nenhum dos dois times. Ambos continuam no Z-4, que com os últimos resultados, está mais embolado do que nunca.
O único time paulista que venceu foi a Ponte Preta. Com dois gols de Emerson Sheik, a Macaca venceu o Botafogo em Campinas. Com a vitótia, o time campineiro se distanciou um pouco da zona de rebaixamento, e o treinador Gilson Kleina fica um pouco mais tranquilo no cargo.
Na parte de cima, pouca coisa mudou na tabela. Já na parte de baixo, exceto o Atlético Goianiense (que já pode ser decretado como rebaixado), todos os times lutarão até o final, e a previsão é que esse “entra e sai” no Z-4 seja constante para São Paulo, Vasco, Chapecoense e Coritiba.
Não há nada decidido, e muita coisa pode acontecer. Essa rodada mostrou isso. Vamos aguardar o que vem por aí nas próximas. Uma coisa é garantida: teremos muitas emoções, tanto na briga pela taça quanto na luta para evitar a queda.