De acordo com ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), existem, atualmente, mais de 300 000 sistemas fotovoltaicos de geração distribuída conectados à rede elétrica do país. No total, são 3,6 GW de potência instalada de geração distribuída.
O mesmo instituto realizou um estudo sobre geração distribuída de energia fotovoltaica conectada à rede. No total, são mais de 3,6 GW de potência instalada de geração distribuída a partir de fontes de energia solar em todo o país, o que representa mais de 18,2 bilhões de reais em investimentos acumulados desde 2012 e mais de 200 mil empregos. A contratação total em 2019 atingiu a marca de 60 mil trabalhadores.
Segundo a ABSOLAR, nos últimos 12 meses foram adicionados cerca de 162 mil novos sistemas de geração de energia no Brasil, o que implica um crescimento de mais de 130% em relação ao ano passado.
Os números são expressivos e refletem a extensão de adeptos que já fazem uso dessa fonte de energia inesgotável, limpa e sustentável. A quantidade de lares, estabelecimentos comerciais e industriais que usufruem desse recurso não para de aumentar, e não é para menos. A economia que se consegue atingir na fatura da conta de luz é significativa e, talvez, a princípio, tenha sido o fator que mais motivou esse crescimento.
Tal motivação é inegável, porém, os benefícios para o meio ambiente também constituem um grande incentivo para tamanha adesão por parte dos consumidores. Basta pensar na possibilidade de ter mais qualidade de vida em longo prazo, o que já é uma razão mais que justificável para se recorrer à energia solar fotovoltaica para abastecer as edificações, entre outros usos.
Algumas empresas distribuidoras de equipamentos de energia solar, no Brasil, estão se destacando no segmento atingindo metas altíssimas em vendas de geradores, o que demonstra, mais uma vez, o quanto a população está empenhada em promover mudanças nesse cenário. A Aldo Solar, por exemplo, está perto de alcançar o marco de 100.000 geradores fotovoltaicos vendidos no mercado brasileiro de geração distribuída. Isso representa 1 GW de potência e mais de 3 milhões de painéis solares.