O WhatsApp anunciou nesta segunda-feira (3), a nova ferramenta que permite pesquisar no Google o conteúdo das mensagens encaminhadas com frequência, para que assim os usuários possam checar a veracidade do que está recebendo no aplicativo.
A ferramenta funciona da seguinte forma: ao receber uma mensagem com seta dupla, indicando que a já foi encaminhada diversas vezes, o app exibe uma lupa no chat para fazer a pesquisa. Ao tocar na lupa, o usuário é direcionado automaticamente ao Google, que deve exibir resultados que permitam a checagem de fatos, firmando ou descartando a veracidade do conteúdo compartilhado.
O atalho já está disponível para Android, iOS e WhatsApp Web e promete frear a disseminação de fake news e outras informações de procedência duvidosa no mensageiro, evitando a desinformação.
“O recurso permite que os usuários carreguem a mensagem diretamente pelo navegador do celular ou do computador sem que o WhatsApp tenha acesso ao conteúdo da mensagem”, informou a empresa em comunicado.