A Prefeitura de Limeira, por meio da Divisão de Elétrica e Iluminação Pública e da Divisão de Fiscalização de Posturas, da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, segue acompanhando as ações de reordenamento de fios e cabos de telecomunicações, realizadas pelas empresas compartilhadoras de rede nos trechos designados, conforme cronograma estabelecido periodicamente.
Até o momento, cinco etapas dos serviços desenvolvidos já foram concluídas. A primeira delas atendeu a solicitação de munícipes e abrangeu os locais mais críticos. Na sequência, a segunda e terceira fase tiveram como intuito a reorganização dos fios das avenidas extensas de ramais troncos. Posteriormente, as ruas do centro da cidade receberam a ação e por fim, as ruas comerciais em bairros.
Os logradouros públicos em situação crítica foram estabelecidos para a execução das ações iniciais. Entre as empresas compartilhadoras, estão as de telefonia, TV a cabo e internet. O objetivo do trabalho é reduzir a poluição visual, conforme determinou o prefeito Mario Botion – amparado pelas normas legais relacionadas ao tema.
O chefe da Divisão de Iluminação Pública, Antonioni Rosada, foi o moderador dos encontros entre o Poder Público nas duas reuniões que antecederam o início da ação onde estiveram presentes representantes da concessionária de energia elétrica (Elektro) e todas as empresas compartilhadoras, convocadas por meio de decreto, que possuem rede e infraestrutura aérea e subterrânea, bem como ancoradas em posteamentos públicos.
Nestes encontros, foi estabelecido e determinado o cumprimento de um cronograma para o reordenamento de todos os cabos que estão em situações mais críticas ou que ofereçam riscos aos pedestres e em locais que possuem longos trechos de ruas e avenidas. “Aos poucos adentramos os bairros, após trabalhar intensamente nos locais chamados de “ramal tronco”, trechos pelos quais concentram a maior quantidade de cabos das diversas empresas de operação de telecomunicações”, destacou o chefe da Divisão.
O secretário da pasta, Dagoberto Guidi, ressaltou que a iniciativa tem o intuito de determinar ações coordenadas, realizadas em conjunto, para o reordenamento dos fios de cabeamento para o estabelecimento da boa ordem, mantendo a postura e os quesitos de segurança recomendados. “Vamos priorizar a reorganização dos fios e garantir que esta mobilização continue”, disse.
Um dos meios funcionais e operacionais que tem gerado resultado e elogios por parte dos participantes, quanto à colaboração mútua, foi o canal de relacionamento e comunicação adotado com as empresas, por meio de grupo de WhatsApp. Este modelo foi adotado e criado em abril e, segundo Rosada, tem atuado como facilitador no processo de comunicação entre as partes, otimizando a intervenção das compartilhadoras em casos de urgência e emergência e tem se mostrado eficiente e funcional na mobilização.
SERVIÇO
Caso haja a identificação de cabos de telecomunicações (telefone, internet, TV a cabo etc.) que estejam inutilizados em seus respectivos posteamentos particulares, a população pode entrar em contato com as empresas diretamente por meio do call center e solicitar a remoção completa dos cabos (remoção física que compreende na retirada dos cabos e sua remoção completa por todo trecho sustentado). A ação visa a limpeza de toda infraestrutura aérea não utilizada efetivamente, reduzindo, assim, as interferências físicas.