A equipe do Zoológico Municipal de Limeira realizou na última semana enriquecimento ambiental no recinto das antas. Atualmente, três animais dessa espécie vivem no Zoo: o casal Ronaldo e Nina e a filhote Moana. De acordo com a bióloga encarregada do Zoo, Ana Cláudia Sorg, foram explorados dois tipos de enriquecimento: o sensorial e o alimentar.
No sensorial, foi colocada uma trilha de ervas aromáticas, como manjericão, alecrim, orégano e hortelã. Uma das antas sentiu o cheiro, foi em direção a trilha e começou a comer os ramos. Imediatamente, as demais se juntaram. Já o enriquecimento alimentar foi feito a partir de uma dieta disponibilizada dentro de melancias apoiadas em feno e envoltas de hibiscos. Os três animais vasculharam as cestas e se alimentaram em conjunto. Também comeram o feno.
PRESERVAÇÃO DA ESPÉCIE
A anta é um animal nativo da fauna brasileira, ameaçado de extinção. Por este motivo, o Zoo realiza um trabalho de pareamento de casal e reprodução. Ronaldo e Nina já tiveram quatro filhotes. Dois deles, Amora e Amendoim, foram introduzidos na natureza, em área de preservação registrada no Ibama, para onde Moana também deve ser encaminhada. Um outro macho, Fenômeno, atualmente está no Zoológico de São Carlos, onde deve também parear com uma fêmea e gerar filhotes.
Confira fotos: