O Zoológico Municipal de Piracicaba (SP) comemora nesta quinta-feira (1º), 53 anos de existência e, para celebrar, fará uma intervenção de educação ambiental sobre os impactos do tráfico de animais silvestres para a biodiversidade. A ação é aberta ao público e acontece até sábado (3), das 9h às 16h, na praça dos macacos.
Intitulada “Zoo de Piracicaba Contra o Tráfico de Animais”, a ação tem como objetivo sensibilizar os visitantes sobre os impactos do tráfico de animais na fauna silvestre e biodiversidade, assim como ressaltar a importância do Zoo para a conservação da fauna, por meio dos três pilares dos zoos modernos: pesquisa, conservação e educação ambiental.
Várias atividades serão realizadas, como exposição de animais taxidermizados e pegadas de animais em gesso, exposição de materiais usados no tráfico de animais – como armadilhas e gaiolas – e atividades lúdicas sobre o tema.
Além disso, a ação faz parte da campanha nacional contra o tráfico de animais, realizada pela Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB). Nesse sentido, as atividades de educação ambiental realizadas pelo Zoo darão destaque para o tráfico de animais, reforçando seus impactos e como a população pode ajudar com ações contra essa prática ilegal.