A ZF alcançou a marca de “aterro zero” em sua unidade de Limeira (SP), mostrando o compromisso da empresa com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental. De acordo com Celso Guerra, gerente sênior de Meio Ambiente, Saúde e Segurança da ZF, a ação “Zero Aterro” faz parte das iniciativas da empresa na área de meio ambiente, que trabalham para eliminar desperdícios, reutilizar materiais e recursos, e economizar água e energia.
A marca de “aterro zero” significa que todos os resíduos gerados pela fábrica são encaminhados para reciclagem, reutilização ou tratamentos específicos, como a blindagem, coprocessamento, trituração e transformação em combustível alternativo para produção de cimento. Além disso, os resíduos orgânicos são encaminhados para compostagem e a madeira é reutilizada entre as plantas ZF e também reciclada.
“Essa marca é resultado de um amplo trabalho de conscientização ambiental e de incentivo aos colaboradores de Limeira, começando pela coleta seletiva, que é uma responsabilidade de todos e um dos primeiros passos que contribuem para se alcançar o aterro zero. Ao adotar pequenas atitudes na rotina e preparar a empresa para separar corretamente o lixo, estamos contribuindo diretamente para esse avanço”, comenta Guerra.
A ZF tem como meta global se tornar neutra em relação ao clima até 2040, reduzindo 80% de suas emissões até 2035 em comparação a 2019. A meta para a unidade de Limeira é seguir o exemplo de Sorocaba (SP) e outras unidades que já alcançaram a marca de “aterro zero” e eliminar o destino a 100% de seus resíduos para aterros sanitários.
A iniciativa é resultado de um amplo trabalho de conscientização ambiental e incentivo aos colaboradores da unidade de Limeira, que começou com a coleta seletiva. Esse esforço, que é uma responsabilidade de todos, é um dos primeiros passos para alcançar o aterro zero e contribui diretamente para o sucesso desta meta.
A ZF se posiciona como uma empresa comprometida com o meio ambiente e a sociedade, e suas ações de sustentabilidade são consistentes com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e outros pactos globais. A marca “aterro zero” alcançada na unidade de Limeira é mais uma prova do esforço contínuo da empresa para melhorar suas operações e contribuir para um mundo mais sustentável.