Uma sala localizada no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Parque Nossa Senhora das Dores em Limeira foi recentemente transformada em um laboratório para o ensino de xadrez. A atividade realizada na sexta-feira (24) foi formada por 21 crianças de 7 a 9 anos do terceiro ano do ensino fundamental da escola de tempo integral, Tenente Aviador Ary Gomes Castro, do Bairro do Tatu.
O secretário de Esporte e Lazer, Luiz Augusto Zanon, explicou que a atividade pode ser participada por qualquer pessoa da comunidade e não é específica para estudantes de uma determinada escola. O atendimento é amplo e prevê uma idade mínima de 7 anos.
O professor Vitor Paé, contratado pelo Nosso Clube para desenvolver a atividade à Prefeitura de Limeira, ministrou a etapa teórica da aula. Após a aula teórica, os alunos foram formados em duplas em diversos tabuleiros para a atividade prática. Paé é formado em Ciência do Esporte pela FCA Unicamp e ensina a modalidade para o público em geral, além das aulas no Cras.
A atividade despertou o interesse das crianças que se mostraram empolgadas com o jogo. Davi Gonçalves de Freitas, de 7 anos, disse que achou a atividade legal e um jogo de inteligência. Nata Bogotto Telles de Lima, de 8 anos, adversária de Davi no tabuleiro, reforçou que o jogo é muito legal e que elas ficam mais inteligentes. As meninas também participaram e aprenderam a jogar xadrez pela primeira vez.
O professor Ricardo dos Santos Rocha, encarregado de levar os alunos do Bairro do Tatu até o local do treinamento, se sentiu muito satisfeito com a atividade, pois ela desperta a habilidade intelectual e permite que os alunos, de forma lúdica, assimilem estratégias para vencer obstáculos e desenvolvam o raciocínio lógico. O secretário de Esporte e Lazer, Luiz Augusto Zanon, lembrou o êxito do processo de chamamento público e com os termos de fomentos de repasses para entidades e clubes, que democratiza e leva o esporte para todos. O prefeito destacou que essa é uma política pública fundamental da administração e que estão contribuindo para a formação de cidadãos.