Um técnico em informática, de 25 anos, foi vítima de um golpe aplicado pelo Whatsapp, na tarde de quarta-feira (17), em Limeira (SP). Uma pessoa “invadiu” o aplicativo de mensagens de um amigo dele, um autônomo, de 33 anos, e enviou solicitações a diversas pessoas dizendo precisar de um empréstimo em dinheiro. Acreditando ser seu amigo, ele caiu no golpe e fez uma transferência no valor de R$ 1.500 para uma conta indicada pelo estelionatário.
Minutos depois, o técnico suspeitou do pedido e ligou para o amigo, mas não conseguiu ser atendido. Foi então que, em contato com a esposa do autônomo, ela contou que ele estava com problemas no celular havia cerca de três horas e não conseguia acessar seu Whatsapp.
O autônomo procurou outros amigos com quem se comunicava anteriormente pelo aplicativo e soube que vários deles foram abordados com os pedidos de empréstimo. Os dois se apresentaram no Plantão Policial para denunciar o estelionato, pois acreditam que o aplicativo com o seu número tenha sido clonado.
O técnico pediu junto ao banco pelo qual realizou a transferência um bloqueio temporário do valor e tentará reverter o prejuízo com uma ordem judicial após o registro do boletim de ocorrência.
Casos de golpes por clonagem tem afetado usuários do aplicativo de mensagens mais popular entre os brasileiros. Especialistas orientam que é preciso muita cautela. Quando algum conhecido começar a falar em dinheiro e pedir quantias por mensagens, é preciso desconfiar. Tratar o assunto somente pessoalmente ou pelo menos por uma ligação telefônica auxilia a não ser vítima de um criminoso.