Antônio Hashitani, um jovem de 25 anos do Paraná, foi morto em combate na cidade de Bakhmut, na Ucrânia, segundo informações confirmadas por seus familiares. Hashitani estava atuando como voluntário em um grupo paramilitar na guerra contra a Rússia, conflito que já dura mais de um ano e meio.
Hashitani, que era natural de Curitiba, estava estudando medicina na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). A notícia de sua morte chegou à família por meio de uma ligação do Itamaraty para a irmã de Hashitani nesta segunda-feira (7). No entanto, acredita-se que a morte possa ter ocorrido entre os dias 2 ou 3 de agosto.
A família foi informada de que a embaixada brasileira está cuidando da emissão do atestado de óbito e do translado do corpo. O Ministério das Relações Exteriores confirmou que foi notificado pelas autoridades ucranianas e está em contato com os familiares de Hashitani para prestar assistência.
A PUCPR divulgou uma nota lamentando a morte de Hashitani. “A PUCPR expressa condolências e solidariedade aos familiares e amigos de Antonio Hashitani, estudante de medicina da PUCPR que lutou no exército da Ucrânia e faleceu em combate na região da cidade de Bakhmut, na última quarta-feira (02). Estendemos nossos sentimentos e forças ao povo ucraniano diante do quadro de violência e guerra que enfrentam”, diz a nota.