A Volkswagen do Brasil alcançou um marco expressivo nesta quarta-feira (27): 1 milhão de unidades do modelo Polo produzidas no país. O hatch compacto, fabricado atualmente na unidade de Taubaté (SP), é o carro de passeio mais vendido do Brasil desde 2023 e segue na liderança em 2025, com 20.061 unidades emplacadas até o dia 25 de março.
O Polo também se consolidou como o veículo mais vendido da América do Sul em 2024, com 161.503 unidades, das quais 140.155 foram comercializadas no mercado brasileiro. O modelo representa atualmente 44% das exportações da Volkswagen no Brasil, com 8.595 unidades exportadas apenas entre janeiro e fevereiro deste ano.
Além da planta de Taubaté, o modelo de entrada Polo Track passará a ser fabricado na unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo, a partir de 31 de março, ampliando a capacidade de produção. A mesma fábrica se prepara para iniciar, em abril, a produção do novo SUV da marca, o Tera.
Produzido no Brasil desde o relançamento da nova geração em 2017, o Polo tornou-se peça central na estratégia da Volkswagen na região. Segundo a empresa, o modelo conquistou consumidores por aliar tecnologia, conforto e segurança. No mundo, o hatch soma mais de 20 milhões de unidades vendidas desde seu lançamento, em 1975.
O CEO da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom, destacou o papel do Polo no mercado brasileiro e latino-americano. “É o carro de passeio mais vendido do país e o nosso modelo mais exportado. A história de sucesso do Polo o transformou em referência no setor automotivo”, afirmou.
A Volkswagen ainda reforçou que o bom desempenho do modelo está ligado à modernização de processos nas unidades fabris e à estratégia de ampliar a produção com foco no mercado interno e nas exportações.