O Brasil está na semifinal do vôlei masculino nos Jogos Olímpicos. A vaga foi conquistada com uma vitória por 3 sets a 0 sobre o Japão, na Ariake Arena, parciais de 25/20, 25/22 e 25/20. O time da casa chegou às quartas de final pela primeira vez em 29 anos.
O maior pontuador foi Leal, com 16 pontos, seguido por Wallace (13 pontos) e Lucarelli (12). O próximo adversário do Brasil será o Comitê Olímpico da Rússia, que bateu o Canadá por 3 sets a 0.
Feminino
O vôlei feminino do Brasil enfrenta o Comitê Olímpico Russo nesta quarta-feira, às 9h30 (de Brasília).
Com a vitória na última rodada sobre o Quênia por 3 sets a 0 (25/10, 25/16 e 25/8), as brasileiras confirmaram a liderança do Grupo A, com cinco vitórias e apenas três sets cedidos.
As russas, que perderam para a Turquia, acabaram ficando na quarta colocação do Grupo B.
O Brasil é a única equipe invicta tanto no torneio feminino como no masculino das Olimpíadas. Se a nossa seleção passar para a semifinal, pegará o vencedor de Coreia do Sul e Turquia.
Logo após a vitória sobre o Quênia, o técnico José Roberto Guimarães analisou o Comitê Olímpico Russo. “Contra as russas vamos ter de jogar bem taticamente. O time cresceu muito da Liga das Nações pra cá. Ganhou da China e dos Estados Unidos. Cresceu no ataque e melhorou o passe. É um time super perigoso, que conta com jogadoras experientes. Precisamos ter muito cuidado com nosso sistema defensivo. Vamos encarar uma equipe que sempre ataca bem e alto”, afirmou.
Praia
A primeira participação de Ana Patrícia e Rebecca em uma Olimpíada terminou sem medalha. Em duelo pelas quartas de final, a dupla brasileira perdeu para as suíças Vergé-Depré e Heidrich por 2 sets a 1, com parciais de 21/19, 18/21 e 15/12.
Anteriormente, Ágatha e Duda deram adeus aos Jogos Olímpicos com a derrota para a dupla alemã Ludwig e Kozuch por 2 sets a 1, parciais de 21/19, 19/21 e 16/14.
Alison e Álvaro Filho estão nas quartas de final em Tóquio. Pelas oitavas de final, vitória tranquila sobre os mexicanos Gaxiola e Rubio 2 sets a 0, parciais 21/14 e 21/13. Os brasileiros vão enfrentar Martins Plavins e Edgar Tocs, da Letônia, que eliminaram os brasileiros Bruno Schmidt e Evandro por 2 sets a 0, parciais de 21/19 e 21/18. O jogo acontece hoje, às 22h (de Brasília).
Campeão ao lado de Bruno Schmidt nos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016, Alison pode subir ao pódio olímpico pela terceira vez. Ele também soma uma prata ao lado de Emanuel nas Olimpíadas de Londres, em 2012. Álvaro, por sua vez, vive sua primeira experiência olímpica.
FOTO – Miriam Jeske/COB