Na última semana, alunos da Emeief Bairro dos Lopes tiveram a oportunidade de explorar a Casa Ecológica do Horto Florestal de Limeira, uma construção exemplar em termos de baixo impacto ambiental. Este espaço, que visa educar visitantes sobre práticas sustentáveis, é uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Limeira, que oferece programas educativos para todas as idades.
A Casa Ecológica serve como um centro para a disseminação de conhecimento sobre temas críticos como o uso eficiente da água e da energia, mudanças climáticas, importância da arborização, biodiversidade, sustentabilidade, reciclagem e a gestão adequada de resíduos sólidos. Simone Zambuzi, responsável pela Secretaria, enfatiza a diversidade e a relevância das temáticas abordadas no local.
Em março, mês em que se celebra o Dia Mundial da Água, as atividades na Casa se intensificam. A programação inclui contações de histórias que ressaltam a importância do consumo consciente de água, além de orientações técnicas sobre o ciclo hidrológico e a formação de bacias hidrográficas.
O prefeito de Limeira, Mario Botion, reitera o compromisso da administração com a sustentabilidade e a educação ambiental como pilares para enfrentar os desafios das mudanças climáticas. Em 2023, a Casa Ecológica recebeu 12 grupos em visitas monitoradas, alcançando um total de 324 participantes.
A cidade de Limeira, reconhecida pelo selo VerdeAzul por suas boas práticas e sustentabilidade, continua a oferecer espaços como a Casa Ecológica para fomentar a educação ambiental. Outras escolas, como a Emeief Evangelina Mauro, Rafael Affonso Leite e Angelo Biasotto, também estão programadas para visitar o espaço ainda em março.
Visitações à Casa Ecológica podem ser agendadas gratuitamente por unidades escolares, grupos e entidades interessadas, através do contato com o Departamento de Educação Ambiental pelo telefone ou e-mail fornecidos.