A Prefeitura de Limeira, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizou nesta quarta-feira (27) a Virada Inclusiva no Vô Lucato. O evento, que faz parte do programa estadual da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, promoveu apresentações culturais e esportivas e buscou integrar pessoas com e sem deficiência em ações inclusivas. Com o tema “Vozes Unidas, Direitos Iguais”, a edição deste ano destacou a importância da inclusão e da garantia de direitos.
Na abertura do evento, participaram o prefeito Mario Botion, o secretário estadual de Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, o chefe do Setor de Garantia de Direitos da Pessoa com Deficiência, Douglas Robinho, e outras autoridades locais. O prefeito destacou os avanços na inclusão social em Limeira, mas ressaltou a necessidade de continuar progredindo. “Vejo que a sociedade avançou na garantia de direitos, no respeito e na inclusão, mas ainda temos um longo caminho pela frente”, afirmou.
O secretário estadual, Marcos da Costa, ressaltou a importância da Virada Inclusiva como um marco de mobilização e conscientização. “Espero que essa iniciativa seja mais um marco no fortalecimento da inclusão”, destacou.
Apresentações culturais e esportivas
O evento contou com apresentações da fanfarra da Apae, que executou o Hino Nacional e o Hino a Limeira, e da banda “Som da Garagem”, formada por alunos do Centro Educacional João Fischer Sobrinho – Área Visual, que interpretaram clássicos da música brasileira. Na área esportiva, alunas do Programa de Esportes Adaptados (Proesa) apresentaram ginástica rítmica sob a coordenação da professora Denise Guimarães.
Participaram também representantes da Ainda, Apae e Aril, que se juntaram ao público de alunos do Campl Patrulheiros, Senac e Emeief Limeira. Entre as autoridades presentes estavam o Comandante da 1ª Companhia da Polícia Militar de Limeira, Herlon de Paula, e o coordenador do Proesa, Diego Henrique Campos.
O papel da Virada Inclusiva
Desde sua criação em 2010, a Virada Inclusiva tem promovido ações que dão visibilidade às pessoas com deficiência e incentivam a inclusão social. O chefe do Setor de Garantia de Direitos da Pessoa com Deficiência, Douglas Robinho, enfatizou o impacto positivo do evento. “É uma oportunidade de socialização e valorização da autoestima”, afirmou.
Com apresentações artísticas, esportivas e a participação de diversos segmentos da sociedade, a Virada Inclusiva reforça o compromisso de Limeira com os direitos das pessoas com deficiência.