Uma professora de violino da Ucrânia emocionou centenas de pessoas que estão escondidas em um abrigo antibombas de Kharkiv, no nordeste do país.De pé em frente à várias crianças, jovens e adultos sentados no chão do abrigo, Vera Lytovchenko tocou “A noite está tão enluarada”, em ritmo sereno e suave.
“É isso que fazemos nos abrigo antibomba quando eles estão nos bombardeando do céu”, escreveu Vera na legenda do vídeo compartilhado no Twitter.
Segundo o jornal britânico The Guardian, a violinista revelou que foi inspirada por uma aluna, que também tocou em um refúgio dias atrás. “Foi muito difícil tocar e pensar em algo que não fosse guerra. Mas eu decidi que precisava fazer alguma coisa. Nós nos tornamos uma família, e quando eu toquei, eles choraram. Eles esqueceram da guerra por alguns instantes e pensaram em outra coisa”, disse Vera.
O vídeo dela tocando Ніч яка місячна (A noite é tão enluarada) se tornou viral. Desde então, ela tem organizado miniconcertos para seus compatriotas. E a jovem artista afirmou que se sente mais aliviada ao ver as reações de amigos no Facebook, porque é um modo de saber que ainda estão vivos.
What we do in bomb shelters when they bomb us from the sky pic.twitter.com/SzielSRxIj
— Liubov Tsybulska (@TsybulskaLiubov) March 6, 2022