Nesta terça-feira (8), o sistema de videomonitoramento da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) identificou oito pessoas cometendo evasão de tarifa na Estação BRT Bonfim, no Corredor Campo Grande. O ato foi registrado por volta das 9h e, após a ação ser observada pelas câmeras, as equipes de Segurança Patrimonial intervieram. Um profissional no local orientou os usuários a retornarem às catracas para realizar o pagamento correto da tarifa.
Fiscalização eletrônica coíbe evasão
O monitoramento por câmeras é parte de uma iniciativa da Emdec para reforçar a segurança e assegurar o pagamento justo do transporte público. O presidente da Emdec, Vinicius Riverete, enfatizou a importância do comportamento cidadão e do pagamento das tarifas para a correta programação das operações das linhas de transporte. Além da evasão, o sistema de monitoramento também auxilia na identificação de atos de vandalismo.
Segurança reforçada nas estações BRT
Atualmente, 24 estruturas de 19 estações e terminais do BRT contam com câmeras de videomonitoramento, que funcionam 24 horas. Em agosto, o sistema flagrou um ato de vandalismo nas catracas do Terminal BRT Mercado, o que resultou na detenção de um suspeito. A Emdec, em parceria com a Guarda Municipal e a Transurc, continua reforçando a segurança nas principais estações e terminais, especialmente nos horários de pico.