A vereadora Mariana Calsa (PL) protocolou o Projeto de Lei Nº 68/2023, que visa implementar um sistema de bilhetagem eletrônica no transporte público coletivo de Limeira. A iniciativa, que já passou por todas as comissões da Câmara Municipal com parecer favorável, pode ser votada nas próximas sessões ordinárias.
A proposta está alinhada ao Objetivo 11 das ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável): “Cidades e comunidades sustentáveis”. O projeto busca modernizar o sistema de pagamento de tarifas, introduzindo opções como PIX e pagamentos via cartão de crédito ou débito, facilitando assim a vida dos usuários e dos motoristas, que não precisarão mais manusear dinheiro em espécie, agilizando o embarque, especialmente em horários de pico.
Atualmente, tanto a compra de passagens diretamente nos ônibus quanto o recarregamento de cartões de vale-transporte são realizados exclusivamente com dinheiro físico. A mudança proposta visa não apenas facilitar o processo de pagamento, mas também tornar o serviço mais transparente e eficiente.
Mariana Calsa enfatizou os benefícios que a implementação do sistema pode trazer para a população. “Nosso objetivo é facilitar a vida da população. Esse projeto de lei irá garantir mais praticidade no dia a dia de quem usa o transporte público e dar maior transparência ao serviço”, afirmou a vereadora.