O vereador Dr. Júlio (DEM) solicitou ao governo de São Paulo, nesta quarta-feira (17), o envio urgente de respiradores e monitores multiparamétricos a Limeira(SP), possibilitando a aparelhagem de novos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), em especial no hospital Humanitária, onde funciona a URC (Unidade de Referência Coronavírus).
Com o anúncio de que Limeira atingiu a ocupação de 100% dos leitos de UTI existentes na cidade, incluindo os particulares e da rede pública, com 149 pacientes internados, a situação, já crítica, agravou-se.
Conforme dados oficiais, a UTI da URC está desde o dia 12 de março com a ocupação máxima, contendo 32 pessoas internadas. Há ainda 41 pessoas nos 48 leitos clínicos (ocupação de 85,4%) e mais 10 nos 12 leitos de suporte ventilatório (ocupação de 83,3%). No total, a URC está próxima de seu limite, com 90,2% de ocupação dos seus 92 leitos.
“Podemos dizer que nossa saúde entrou em colapso. Do jeito que está hoje, pacientes ficarão aguardando, entre a vida e a morte, por uma vaga em UTI, o mesmo cenário de dor e sofrimento que vem sendo observado em todo o país”, afirmou o parlamentar.
Para o vereador, é preciso ações para evitar que a situação continue se agravando e vidas sejam perdidas. “Precisamos de forma emergencial do suporte do governo do Estado de São Paulo para que Limeira receba respiradores e monitores multiparamétricos. A Humanitária possui estrutura para ter novos leitos de UTI, mas faltam equipamentos”, disse. “Nosso apelo é para que o Estado encaminhe com a maior celeridade possível referidos aparelhos. Todo segundo conta e cada aparelho disponibilizado pode salvar uma vida.”