As equipes de resgate identificaram as vítimas do acidente aéreo que ocorreu na manhã deste sábado (15) em Quadra, no interior de São Paulo. O casal Nelson José Ponzoni, de 77 anos, e Vivien Neide Barbosa Bonafer Ponzoni, de 74, não resistiu à queda do avião de pequeno porte e faleceu no local.
Quem eram as vítimas?
– Nelson José Ponzoni: Piloto experiente, trabalhou nas companhias Varig e Vasp, sendo bastante conhecido no setor da aviação. Ele era o dono da aeronave envolvida no acidente e costumava realizar voos recreativos na região.
– Vivien Neide Barbosa Bonafer Ponzoni: Psicóloga e professora, dedicou sua vida ao ensino e à área da saúde mental.
O casal morava em São Paulo e tinha uma casa de veraneio próximo ao Clube de Voo Aeroquadra, onde costumavam passar momentos de lazer. Eles deixam três filhos.
Como aconteceu o acidente?
O avião PU-MSM, modelo CT-U, decolou do Clube de Voo Aeroquadra (SIVQ), no bairro Guarapó, para um voo curto pela região, com retorno previsto ao mesmo ponto de partida. Durante o trajeto, a aeronave caiu em um canavial, próximo à Estrada Municipal Zulmira Coelho Miranda de Oliveira, que liga Quadra a Tatuí (SP).
Segundo a Defesa Civil, o piloto tentava realizar um pouso de emergência, mas acabou perdendo o controle da aeronave.
Aeronave estava regular
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) confirmou que o avião estava com a documentação em dia e dentro dos padrões exigidos para sua categoria. O modelo era experimental, ou seja, uma aeronave construída de forma amadora, sem fabricação em larga escala. Esse tipo de avião tem restrições para sobrevoar áreas densamente povoadas, sendo mais utilizado para lazer e testes.
Impacto da queda
Imagens registradas logo após o acidente mostram o canavial em chamas, com uma grande quantidade de fumaça. Equipes do Corpo de Bombeiros trabalharam no combate ao fogo e no resgate das vítimas.
As investigações sobre as causas do acidente ficarão sob responsabilidade de autoridades da aviação civil.