Clonagem de WhatsApp, falsas promoções e atendentes bancários falsos lideram a lista de fraudes mais comuns registradas por clientes no ano passado. Febraban faz alerta sobre os cuidados no ambiente digital.
Os 10 golpes mais frequentes contra clientes de banco em 2024
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou os principais golpes aplicados contra clientes de instituições financeiras em 2024. O levantamento mostra que, em um cenário cada vez mais digital, os criminosos seguem inovando para enganar a população.
“A criatividade dos criminosos não conhece limites. A cada dia, novas tentativas de golpes surgem, visando enganar e prejudicar a população”, alerta a Febraban.
Confira o ranking com base nas reclamações recebidas:
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Clonagem do WhatsApp – 153 mil casos
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Falsas vendas – 150 mil casos
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Falsa central bancária – 105 mil casos
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Phishing (pescaria digital) – 33 mil casos
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Falsos investimentos – 31 mil casos
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Troca de cartão – 19 mil casos
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Falso boleto bancário – 13 mil casos
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Golpe da devolução de empréstimo – 8 mil casos
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“Mão fantasma” (uso indevido de dispositivos) – 5 mil casos
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Falso motoboy – 5 mil casos
Como funcionam os principais golpes
Golpe do WhatsApp
Os criminosos tentam clonar o número da vítima para aplicar golpes nos contatos. O mais comum é solicitar dinheiro se passando por familiares. A dica é ativar a verificação em duas etapas no aplicativo e nunca passar códigos recebidos por SMS.
Falsa venda online
Golpistas criam sites falsos com promoções atrativas. Para evitar, fuja de ofertas muito abaixo do preço de mercado e só compre em lojas confiáveis.
Falsa central bancária
Criminosos ligam se passando por atendentes do banco, alegando fraudes na conta e pedindo dados pessoais ou que a vítima faça transferências. Os bancos nunca pedem senhas ou transações por telefone.
Phishing (pescaria digital)
E-mails ou mensagens com links maliciosos que instalam vírus e roubam dados. Nunca clique em links suspeitos. Use antivírus e atualize seus dispositivos.
Falso investimento
Perfis falsos nas redes sociais prometem rendimentos altos e rápidos. Se parece bom demais, desconfie.
Troca de cartão
Ocorre em estabelecimentos, quando o golpista troca o cartão da vítima após ver a senha digitada. Confira sempre se o cartão devolvido é o seu.
Como se proteger dos golpes bancários
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Nunca compartilhe senhas ou códigos de segurança.
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Desconfie de ofertas muito vantajosas.
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Evite clicar em links de remetentes desconhecidos.
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Ao receber ligações suspeitas, desligue e entre em contato com o banco pelos canais oficiais.
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Use autenticação em dois fatores nos apps e redes sociais.