O mercado brasileiro de automóveis conta até o momento com 12 modelos que foram descontinuados ou pararam de ser fabricados desde o início deste ano. Mas, ainda existem alguns modelos que deverão sair de linha até o final deste ano e começo de 2022.
Os principais modelos que estarão na lista de descontinuados no país serão o Volkswagen Fox, Fiat Uno e também Chevrolet Onix.
O Fiat Uno que está no mercado há 37 anos está na lista de veículos a serem descontinuados pela Fiat. Seu substituto Mobi já vendeu mais unidades do que o veterano. São 16.473 contra 47.413 do Mobi de janeiro a julho deste ano. Outros dois veículos que deverão integrar a lista da montadora será o Doblò e o Grand Siena. O que tem postergado a aposentadoria de ambos, é a opção dos frotistas utilizar GNV (Gás Natural Veicular).
Na Volkswagen, o Fox é o compacto que menos vende no país. Segundo especialistas, o modelo deveria estar extinto desde 2019, junto com o Spacefox. Com a chegada do T-Cross, Nivus e Taosa lista de descontinuados deve aumentar.
A Chevrolet ainda avalia o mercado para saber se continua ou não com a fabricação de uma das séries mais vendidas da montadora. Os modelos Onix e Prisma que foram renomeados em 2019 para Joy e Joy Plus poderão estar com os dias contatos. Afinal, uma nova linha foi lançada para a substituição de forma lenta, Onix hatch e Onix Plus. O que fez a linha antiga do Onix não ter parado de ser fabricado, era a questão dos valores. Em média a diferença entre os novos modelos giravam em torno de R$ 5 mil.
Abaixo das expectativas após 2009, o modelo Honda Fit deverá sair de linha ainda em 2022. Isso porque, neste ano as vendas foram bem abaixo do planejado. No total foram emplacadas apenas 4.787 unidades de janeiro a julho deste ano. O recorde do modelo foi de 29 mil unidades em 2009. Com a nova geração revelada pela montadora no Japão em 2019, a empresa revelou que deverá trazer a nova versão híbrida do Fit para o Brasil, mas para isso terá que reduzir a gama de modelos. Enquanto isso, a Honda começará a fabricar a nova geração do City e City Hatch.
Na Hyundai, o ix35 que chegou ao Brasil em 2010, nada mais é que a segunda versão do Tucson. O modelo deverá sair do mercado, já que uma nova versão do Tucson deverá ser lançada no país, sendo sua quarta geração. A montadora já encara a concorrência do Hyundai Creta, Jeep Renegade e Volkswagen T-Cross e por isso deve descontinuar o modelo ix35.
Na Mitsubishi ocorre fato quase que parecido que com o ix35 da Hyundai. O Mitsubishi ASX foi lançado em 2010 no exterior e trazido para o Brasil. Sua versão ganhou uma nova roupagem com o lançamento da Outlander Sport, sendo rebatizado em 2020.