Depois de muito sofrimento, o Vasco da Gama está de volta à Série A do Campeonato Brasileiro. O time carioca derrotou o Ituano por 1 a 0, no Novelli Júnior, em Itu e festejou com seus quatro mil torcedores presentes ao estádio.
O Vasco abriu o placar logo aos cinco minutos. Raniel dividiu com o goleiro Jefferson Paulino, ex-Inter de Limeira, e a bola sobrou para Gabriel Pec. O atacante chutou para o gol, mas Lucas Dias colocou a mão nela. O árbitro Wilton Pereira Sampaio expulsou o zagueiro e marcou pênalti para o Cruz de Malta. Nenê deslocou o goleiro e abriu o placar.
A equipe de Itu foi para cima em busca do empate, apostando na bola aérea. O goleiro Thiago Rodrigues, o Batman, fez defesas impressionantes.
O Vasco jogou na defesa o restante do jogo e garantiu o acesso. Ainda teve o volante Andrey Santos expulso na etapa complementar.
Bahia sobe
Depois de sofrer nas últimas rodadas, enfim, a torcida do Bahia pode comemorar a sua volta à elite nacional em 2023. O esperado acesso, que poderia ter sido festejado muito antes, ficou para o último momento quando o Tricolor de Aço venceu o CRB por 2 a 1, no estádio Rei Pelé.
Com 62 pontos, o Bahia terminou em terceiro lugar, com a mesma pontuação do Vasco, que venceu o Ituano por 1 a 0, mas os baianos ficaram com uma pequena vantagem no saldo de gols: 14 a 12. Os cariocas ficaram em quarto lugar e também carimbaram o acesso, ao lado dos já classificados Grêmio e Cruzeiro.
CSA cai
O Novorizontino escapou do rebaixamento. O time paulista fez sua parte ao vencer o já rebaixado Operário por 3 a 0, no estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa (PR) e contou com a ajuda do Cruzeiro, que venceu o CSA por 3 a 2 no Mineirão para escapar da degola.
Rebaixado no Campeonato Paulista no primeiro semestre, o Novorizontino terminou a Série B na 16ª posição, uma acima da zona de rebaixamento, enquanto o CSA ficou com 42 pontos, na 17ª posição, e acabou indo para a Série C, ao lado do próprio Operário, Brusque e Náutico.
ITUANO 0 X 1 VASCO
GOL – Nenê, aos 5 minutos do primeiro tempo.
LOCAL – Novelli Júnior (Itu).
ÁRBITRO – Wilton Pereira Sampaio (Fifa).
RENDA – R$ 816.560,00.
PÚBLICO – 14.322
ITUANO – Jefferson Paulino; Raí Ramos, Lucas Dias, Bernardo (Gerson Magrão) e Roberto (Mário Sérgio); Rafael Pereira; Gabriel Barros, Caíque (Kaio), Lucas Siqueira e Léo Ceará (Brenner); Aylon (Vinícius Jaú). Técnico: Carlos Pimentel.
VASCO – Thiago Rodrigues; Léo Matos, Danilo Boza, Anderson Conceição e Luiz Henrique (Zé Vítor); Yuri (Erick) e Andrey; Figueiredo, Nenê (Zé Gabriel) e Gabriel Pec (Marlon Gomes); Raniel (Fábio Gomes). Técnico: Jorginho.
CARTÕES VERMELHOS – Lucas Dias, Andrey.