A procura pela vacina contra a gripe continua grande. O segundo lote de doses – recebido pela Prefeitura de Limeira – se esgotou hoje (27). Os doze locais de vacinação registraram um grande número de idosos. A campanha aberta na última segunda-feira (23) é voltado ao público acima dos 60 anos de idade e também aos profissionais da saúde. Na abertura, foram aplicadas 11,1 mil doses e hoje outras 12 mil – totalizando 23,1 mil pessoas vacinadas. No entanto, a quantidade de doses é bem abaixo da solicitada pela Secretaria de Saúde – 90 mil vacinas.
A previsão agora é que um novo lote seja encaminhado ao município no início da próxima semana. O total de doses que virão ainda é desconhecido. O repasse tem sido feito pelo governo estadual, e ele é insuficiente para a demanda da cidade. Neste ano, a corrida pela imunização tem sido grande. Mas as autoridades de saúde lembram que a vacina contra a gripe não é eficaz para o coronavírus. Porém, é de extrema importância para imunizar contra alguns tipos do vírus Influenza.
Neste ano, em função da pandemia, a campanha tem adotado uma estrutura diferente. O prefeito Mario Botion determinou que os idosos sejam vacinados do lado de fora. Isso para evitar aglomeração e um distanciamento entre as pessoas. São recomendações para evitar a contaminação pelo coronavírus. Outra orientação é que após a aplicação da vacina, os idosos retornem para os seus lares.
Assim, que um novo lote de vacina chegar, a Prefeitura de Limeira vai avisar através dos seus canais de comunicação. É importante lembrar que enquanto perdurar a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe as demais imunizações estarão suspensas.