A Prefeitura de Campinas está intensificando a campanha de vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, reforçando a necessidade de completar o esquema vacinal com a 2ª dose. Desde o início da campanha, em 11 de abril, 22 mil doses foram aplicadas nos 68 centros de saúde da cidade. A Secretaria de Saúde alerta que a proteção ideal só é garantida após a aplicação das duas doses.
Importância da 2ª dose
O intervalo entre as duas doses é de três meses, e até o momento, apenas 36,1% do público apto retornou para completar a imunização. Isso significa que 9.230 crianças e adolescentes (63,8% do público) ainda estão com o esquema vacinal incompleto.
A coordenadora do Programa de Imunização, Chaúla Vizelli, destacou a importância da vacina para evitar complicações da dengue. “Reforçamos a importância dos pais e responsáveis comparecerem às unidades básicas para garantir a proteção completa. A imunização é essencial para prevenir casos graves e até óbitos”, afirmou.
Números da vacinação contra dengue
- 1ª dose: 16.823 doses aplicadas
- 2ª dose: 5.228 pessoas imunizadas (36,1% do público apto)
- Total de doses aplicadas: 22.051
- Pessoas aguardando o intervalo para 2ª dose: 2.365
- Esquema vacinal incompleto: 9.230 pessoas
Como receber a vacina?
A vacina contra a dengue está disponível em todos os centros de saúde de Campinas, sem necessidade de agendamento. Basta comparecer com um documento de identidade com foto e a carteira de vacinação, se houver. As salas de vacinação funcionam conforme o horário de cada unidade, que pode ser consultado na página oficial da vacinação: https://vacina.campinas.sp.gov.br.