O urso-de-óculos Juco será transferido para a Associação Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos (Aserg), organização não-governamental, em Joanópolis (SP), nesta sexta-feira (13). Em seu novo local, Juco ganhará um recinto construído especialmente para ele, com 2 mil m² e diversos ambientes. O santuário é fechado para visitação pública. O transporte será feito em carreta-transporte da associação.
Juco nasceu no Zoológico Municipal de Socoraba em junho de 2015 e foi transferido para o Zoológico Municipal de Piracicaba em agosto de 2018. Por já conhecer os hábitos e preferências do animal, a equipe do Zoo de Piracicaba vai acompanhar o transporte de Juco.
O urso-de-óculos Juco recebe no Zoo de Piracicaba alimentação balanceada de acordo com sua espécie e gosto, atividade de enriquecimento ambiental, tratamento veterinário diário e seus exames estão em dia. Juco está em seu peso ideal, não tem problemas de saúde e nunca ficou doente, de acordo com sua ficha no Zoo.
Mas visando proporcionar espaço mais adequado para o animal, o secretário municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), Alex Salvaia, em parceria com a vereadora Alessandra Bellucci, propôs ao Ministério Público, por meio da promotora do Gaema (Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente), Alexandra Facciolli Martins, a transferência para o Santuário. O termo de doação foi assinado em outubro de 2021.
“Fomos até Joanópolis para conhecer o Santuário, que realiza um trabalho muito importante com os animais. A partir daí, continuamos conversando e, para que essa transferência fosse possível, o Santuário precisaria construir um recinto para receber o Juco, o que foi feito. Lá ele terá um local grande e com diversos espaços, como piscina e oca”, afirma Salvaia.
A vereadora Alessandra Bellucci lembra que o habitat natural do urso-de-óculos são as Cordilheiras dos Andes e, como o Juco já nasceu em um zoológico, é importante que tenha um ambiente mais próximo possível ao natural. “Hoje em dia não dá mais para aceitar que animais exóticos, em especial aqueles que não são da nossa fauna, vivam em circo ou zoológico. Por isso a importância de ele viver em um santuário”, afirma a vereadora.
RECINTO NO SANTUÁRIO
De acordo Marcos Pompeu, fundador do Santuário Rancho dos Gnomos junto com sua esposa Sílvia, o recinto construído para Juco conta com áreas de contenção, cambiamento, tela ao redor e em cima, uma piscina de 200 mil litros, oca, vários decks, plataformas e troncos, além de ser toda gramada. “É um recinto que foi pensado, construído e preparado especialmente para o Juco. Pensamos em toda segurança possível para o recinto. Nossa equipe também está preparada para o transporte dele”, afirma Pompeu.
Joanópolis fica a 180 Km de Piracicaba, na divisa com Minas Gerais (MS). Pompeu conta que a equipe do Santuário dos Gnomos chegará a Piracicaba em 12/05 para os preparativos do transporte de Juco, que será feito em 13/05. Para a ambientação de Juco ao novo local, ele vai pernoitar na carreta-transporte e será solto em seu novo recinto no dia 14/05. “Ele vai ter toda a atenção da equipe técnica e dos fundadores, eu e minha esposa, que moramos no santuário. Ele será monitorado por um período até sua adaptação no novo recinto”, comenta Pompeu.
De acordo com Pompeu, o recinto para Juco foi construído a partir de recursos arrecadados por meio de campanha promovida pela organização Casa do Consolador, parceira do Santuário Rancho dos Gnomos.