A virada no clima e a previsão de frio mais intenso para as próximas semanas são condições que favorecem a disseminação dos vírus causadores de infecções como gripe, resfriado e a própria Covid-19, o que pode levar a um aumento considerável na procura da população por atendimento médico nas unidades de saúde de Piracicaba (SP).
Pensando neste possível cenário, a Secretaria de Saúde criou o projeto UPA+Livre, que é a criação de uma unidade exclusiva para atender pacientes com síndromes respiratórias, no Tiro de Guerra, inicialmente por um período de 60 dias, de segunda a domingo, em parceria com o Cismetro (Consórcio Intermunicipal de Saúde). Nesta mesma unidade, também serão realizados os atendimentos para os pacientes com suspeita de dengue.
A estrutura do UPA+Livre terá capacidade para atender até 250 pessoas por dia – em qualquer faixa etária – com funcionamento de segunda a domingo, das 7h às 18h, na quadra poliesportiva do Tiro de Guerra de Piracicaba, no Bairro Morumbi, a partir do dia 10/06.
Augusto Muzilli Júnior, secretário municipal de Saúde, explicou que a intenção é atender os pacientes com síndromes respiratórias ou com suspeita para dengue de forma mais rápida neste novo espaço, diminuindo a procura destes pacientes pelas UPAs da cidade.
“É um espaço para atender toda a população piracicabana. Este espaço está sendo criado para dar mais vazão aos atendimentos urgentes que chegam em nossas UPAs ao mesmo tempo que daremos maior fluidez no acolhimento dos pacientes com síndromes gripais e dengue”.
A unidade terá salas de espera, acolhimento, triagem, coleta para testes rápidos, exames de laboratório, hidratação, soro, medicação, além de três consultórios médicos. “Estamos nos antecipando a um possível aumento de procura nas UPAs e UBSs devido ao clima mais frio e maior circulação dos vírus respiratórios. Assim, pedimos a população que está com sintomas de gripe, resfriado, covid-19 e, até dengue, que procurem esta unidade para receber seu atendimento. É importante lembrar que, caso algum dos atendimentos seja mais grave, o paciente será encaminhado para atendimento em uma UPA”, completou Muzilli Júnior.
DENGUE – Para os casos suspeitos de dengue, até o próximo dia 31/05, a UBS Piracicamirim (antigo CRAB) faz o acolhimento de pacientes – com idade acima de 12 anos – com sintomas mais agudos da doença, de segunda a domingo, das 7h às 18h.
Com atendimento específico para sintomáticos para dengue, desde 25/03, até domingo, 26/05, a unidade cuidou 7.550 pessoas, uma média de 120 atendimentos/dia na unidade. “Com o encerramento deste atendimento, vamos levar os casos sintomáticos para dengue ao projeto UPA+Livre. Assim, poderemos retomar o atendimento normal aos mais de 30 mil usuários da UBS Piracicamirim já a partir da próxima semana”, concluiu o secretário de Saúde.