A Unimed Limeira realizou o cadastro de 256 pessoas interessadas em serem doadoras de Medula Óssea, durante Campanha ocorrida no último mês de Outubro pelos ‘Cirurgiões da Alegria’ juntamente com o Hemocentro de Campinas, no Campus II da Unicamp (FCA).
A campanha da Unimed Limeira teve como objetivo aumentar o número de pessoas cadastradas no REDOME (Registro de Doadores de Medula Óssea). De acordo com a Assistente Social da Captação de Doadores do Hemocentro de Campinas, Roberta Aparecida dos Santos, há mais de 4 milhões de pessoas cadastradas neste banco de dados.
“Porém, as chances de compatibilidade são mínimas. Geneticamente somos muito diferentes, até mesmo entre irmãos. Somos uma Nação miscigenada, e por isso, as chances de compatibilidade são muito pequenas. Contudo, com o REDOME, poderemos aumentar estas chances já que o cadastro é unificado em todo Brasil e até em outros países. Mas é importante que os doadores tenham certeza de que é isso que querem para evitar desistência e gerar frustração em pacientes que aguardam a doação”, explica.
A Unimed Limeira disponibilizou profissionais de enfermagem para realização de coleta de amostra de sangue em pessoas que foram cadastradas durante a Campanha.
Para a enfermeira do Espaço Viver Bem da Unimed Limeira, Marta Cristina Hebling De Marchi, a campanha é de extrema importância. “Precisamos reforçar estas campanhas com palestras de esclarecimento e conscientização, além de investir em ações permanentes, para que as pessoas percam o medo e entendem a importância da doação”.