Uma obra de temática épica, um clássico da literatura mundial e o último volume de uma conhecida série distópica são os três livros que ficaram empatados em 1º lugar no ranking dos livros mais emprestados em agosto deste ano pelos usuários cadastrados na Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte, órgão da Prefeitura de Hortolândia. Os três livros que ficaram em 1º lugar são “Eragon Herança (Livro 1)”, do autor americano Christopher Paolini, “Hamlet O Príncipe da Dinamarca”, de William Shakespeare, em versão traduzida e adaptada por Leonardo Chianca, e “A Esperança” (foto), terceiro volume da série “Jogos Vorazes”, da escritora americana Suzanne Collins, que foi transformada em uma bem sucedida franquia cinematográfica. No mês passado, a biblioteca registrou um total de 667 empréstimos de obras literárias.
De acordo com a bibliotecária Andreia Santos, o número de empréstimos no mês passado foi menor em comparação a meses anteriores antes da pandemia, quando a biblioteca registrou média mensal acima de 1.000 empréstimos. Mesmo assim, a bibliotecária ressalta que a quantidade de empréstimos em agosto foi expressiva, uma vez que a biblioteca reabriu para o público na última semana de julho deste ano. A biblioteca esteve fechada durante um ano e cinco meses em virtude da pandemia do Coronavírus.
A bibliotecária Andreia Santos ainda ressalta que, em agosto, a biblioteca fez o cadastro de 43 novos usuários, 56 procuraram a biblioteca para obter mais informações sobre o cadastro. Ainda no período foram feitas 383 consultas ao acervo da biblioteca. “Estes dados apontam que, além dos empréstimos realizados, houve uma boa movimentação interna por parte dos leitores e novos leitores da biblioteca”, destaca Andreia.
O ranking de agosto da biblioteca reúne obras de temáticas e gêneros literários variados. Predominaram obras infantojuvenis, como as séries “Diário de Um Banana”, “Harry Potter” e “Turma da Mônica Jovem” (quadrinhos em estilo mangá dos personagens criados pelo cartunista Mauricio de Sousa), e best-sellers, como “A Culpa É das Estrelas”.
Mas o ranking também apresentou obras literárias consideradas clássicas, como, por exemplo, “20.000 Léguas Submarinas”, de Julio Verne, e “Romanceiro da Inconfidência”, uma das principais obras de Cecília Meireles. Os leitores cadastrados da biblioteca também se interessaram por livros didáticos e sobre temas como educação, folclore e autoajuda, além de obras espíritas.
A bibliotecária Andreia Santos ainda ressalta que a biblioteca implantou um novo sistema de busca de títulos para facilitar o acesso dos usuários ao acervo. As obras estão divididas por temas como “Folclore”, “Séries e filmes” (obras que foram adaptadas para o cinema), “Aventuras”, “Distopia” (livros que apresentam histórias ambientadas em um futuro caótico e opressor), “Terror”, “Protagonismo Feminino”, entre outros. O novo sistema foi implantado na reabertura da biblioteca.
RESTRIÇÕES
Em virtude da pandemia do Coronavírus, o acesso à biblioteca é feito com restrições. São permitidos no máximo 7 usuários por vez dentro da biblioteca, sendo 2 na lan house pelo período de até uma hora, 3 no salão de acervo para consultar e/ou escolher obras pelo período de até 30 minutos, e 2 na mesa de estudos pelo período de até uma hora.
Já a permanência na sala infantil será permitida somente para retirada de livros. Continua suspenso o uso da brinquedoteca, assim como a utilização do sofá da sala de leitura. A biblioteca mantém os protocolos sanitários com o uso obrigatório de máscara dentro das dependências, distanciamento e disponibilização de álcool em gel para higienização das mãos.
CADASTRO
Para quem se interessou em pegar livros emprestados da Biblioteca Municipal, é necessário fazer a Carteirinha do Leitor. Para isso, a pessoa tem que ser residente da cidade e apresentar cópia da Carteira de Identidade (RG) e cópia de comprovante de residência. Já menores de idade devem levar cópias desses mesmos documentos e autorização assinada pelos pais ou responsável. É necessário ainda que o pai, a mãe ou responsável leve cópia da sua Carteira de Identidade. Pessoas que não moram na cidade também podem fazer o cadastro. Para isso, elas devem comprovar ter algum vínculo com a cidade (trabalho ou estudo). Atualmente, a biblioteca tem 5.368 usuários cadastrados.
O usuário cadastrado na categoria comum pode pegar até três livros emprestados. O prazo de empréstimo é de 14 dias, podendo ser renovado por mais 14 dias. Já os usuários da categoria Leitor Vip podem pegar livros emprestados pelo prazo de 21 dias, podendo renovar por mais 21 dias. De acordo com o coordenador Rafael Antonio da Silva, para se tornar um leitor VIP os critérios são os seguintes: ser usuário cadastrado da biblioteca há, no mínimo, seis meses, respeitar as normas de conduta e os prazos da biblioteca, ter emprestado 15 livros no período de 12 meses, não ter extraviado nenhum material bibliográfico, não ter danificado (molhar, rasgar, rasurar e/ou amassar), mesmo que parcialmente, nenhum material bibliográfico da biblioteca no período de 12 meses.
O serviço de empréstimo de livros será liberado somente para os usuários que não tenham nenhuma pendência em seu cadastro. O coordenador destaca que começou no dia 18 de janeiro deste ano uma campanha de devolução dos livros emprestados antes da pandemia. Alguns leitores ainda não devolveram os livros, totalizando cerca de 400 títulos que podem estar extraviados. Os livros devolvidos passam por higienização e ficam de quarentena por um período de sete dias, separados dos demais exemplares do acervo.
Ao retomar o atendimento presencial, a biblioteca passou a oferece cerca de 160 obras novas para empréstimo. Atualmente, a biblioteca tem cerca de 16.000 títulos. O acervo pode ser consultado pela internet por meio deste LINK.
A Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte fica na rua Luiz Camilo de Camargo, 581, região central, no piso inferior do Open Shopping. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Serviços como empréstimos, renovações presenciais e cadastro de usuários são feitos até às 16h50. Para mais informações, os usuários e o público podem entrar em contato com a biblioteca pelo telefone (19) 3887-1684, pelo BiblioZap, serviço de atendimento via WhatsApp no número (19) 98970-7332 ou pelo e-mail [email protected].