Na manhã desta terça-feira (11), a Guarda Municipal de Americana (SP) desarticulou uma quadrilha envolvida no roubo de uma carreta, no Paraná, carregada com cinco empilhadeiras novas e pneus avaliados em cerca de R$ 1 milhão. A identificação dos três criminosos foi possível graças às imagens geradas pela Muralha Digital, sistema de videomonitoramento que vigia as entradas e saídas do município e suas principais vias.
O comandante da Gama, Marco Aurelio da Silva, destacou a importância da Muralha Digital na prevenção e combate à criminalidade, afirmando que a ferramenta não só antecipa atividades criminosas como também fornece informações cruciais para solucionar crimes, contribuindo para o trabalho integrado das instituições de segurança em Americana.
As imagens da manhã identificaram um veículo Logan entrando na cidade, pela Avenida Antonio Pinto Duarte, suspeito de estar envolvido no roubo da carreta no Paraná. Patrulheiros em ronda nas proximidades localizaram o veículo e a carreta na Avenida Carmela Faé Ardito, na Vila Bertini. Três indivíduos foram encontrados dentro do carro, enquanto a carreta continha as empilhadeiras e os pneus roubados.
Todos os envolvidos foram encaminhados à Delegacia de Investigações Gerais (DIG), para as devidas providências legais.