Com o poder de compra cada vez mais comprometido e o desemprego em alta, segundo dados do IBGE, muitos brasileiros estão buscando por alternativas de renda extra para alcançar seus objetivos financeiros.
Mas, se há alguns anos as opções além de um emprego formal eram escassas e geograficamente limitadas, hoje existem múltiplas possibilidades de trabalhos sem vínculos formais que podem tanto complementar os ganhos do mês como até mesmo formar a principal fonte de renda de uma família.
Em meio a oportunidades em aplicativos de transporte como o Uber e entregas como o iFood, existe uma possibilidade relativamente pouco explorada para quem busca por renda extra: se tornar um cliente oculto.
O que é o cliente oculto?
O cliente oculto é uma pessoa que visita lojas, supermercados e outros tipos de estabelecimentos para checar a qualidade dos serviços e os padrões do local, seguindo as orientações de empresas especializadas que, por sua vez, são contratadas pelos próprios comércios que serão auditados.
Antes de cada visita, o cliente oculto é orientado por instruções relacionadas a um estudo prévio e devem responder perguntas em um questionário, tirar fotos e relatar todo tipo de informação valiosa para a gestão do negócio.
“Quando um banco contrata a SAX para avaliar o atendimento de um gerente, por exemplo, nossos clientes ocultos cadastrados podem se candidatar para a tarefa pelo aplicativo ContaPraGente, estudar o material e então ir para agência”, explica Andréa Lourenço, sócia e diretora técnica da SAX, empresa especializada nesse tipo da avaliação.
Com as informações coletadas pelos clientes ocultos, é possível verificar se os funcionários estão cumprindo as normas do ponto de venda, que vão desde a organização dos produtos nas prateleiras até a qualidade do atendimento. Além disso, a avaliação do cliente oculto permite que a gestão verifique se é necessário realizar mudanças nos padrões para maximizar a satisfação do seu público.
Diversos tipos de negócios utilizam essa metodologia e contratam clientes ocultos para realizar auditorias constantes nos seus estabelecimentos. O setor bancário, por exemplo, é um dos que mais busca por esse tipo de avaliação, seguido de perto pelo varejo, que inclui lojas de departamento, farmácias, supermercados, postos de gasolina e até concessionárias de automóveis.
Como se tornar um cliente oculto?
O processo para começar a trabalhar como um cliente oculto é simples e rápido. Basta se cadastrar em plataformas como o ContaPraGente e se certificar para acessar as tarefas disponíveis e ser remunerado por elas. Além disso, é importante responder um formulário com informações pessoais do candidato. “Solicitamos várias informações para filtrar e conectar o perfil do cliente oculto com o perfil da empresa que precisamos avaliar”, revela Andréa.
Como em qualquer tipo de trabalho, a performance do cliente oculto está diretamente relacionada às suas oportunidades de tarefas. Com o tempo, é provável que ele seja convidado para realizar cada vez mais avaliações e selecionado para trabalhos mais exigentes, que consequentemente pagam melhor.
Para prosperar na área, é recomendável ter um perfil crítico e detalhista, além de uma percepção apurada que permitirá reconhecer melhor as falhas de procedimentos que as empresas contratantes querem encontrar. Escrever com clareza e entregar informações completas também é muito importante neste tipo de trabalho.
Os clientes ocultos são remunerados por cada tarefa que realizam, em valores que variam significativamente, dependendo do tipo de trabalho, da exigência de perfil e da experiência do profissional. Na plataforma ContaPraGente, o pagamento é realizado na primeira segunda-feira 30 dias após a avaliação
Gastos realizados nas avaliações são reembolsados sempre. Portanto, se for preciso comprar algo em um supermercado ou reabastecer o carro em um posto de gasolina, o valor dessa compra será somado à remuneração da tarefa, mas o produto não precisa ser devolvido de nenhuma forma.
Para não ter problemas na hora de receber, é importante manter as informações bancárias corretas e atualizadas no perfil de usuário na plataforma Qualquer tipo de erro pode atrasar o pagamento. Como as informações pessoais e bancárias são armazenadas com segurança e sigilo completo, não é preciso ter nenhum receio na hora de preencher os formulários da plataforma ContaPraGente.
Quais as habilidades de um bom cliente oculto?
Alguns atributos são indispensáveis para um cliente oculto ter sucesso na área. É importante treinar essas habilidades para evoluir e conseguir entregar avaliações valiosas para as agências e empresas contratantes.
O mais importante em uma boa avaliação é o foco nos objetivos descritos no documento de instruções entregue ao cliente oculto antes de sua visita. Deixar de entregar ou responder algum item principal é algo extremamente prejudicial para a estratégia da empresa contratante, mesmo se o avaliador se alongar em outros quesitos.
Uma abordagem natural e discreta também é importante, já que o cliente oculto não deve, em hipótese alguma, revelar que está ali para avaliar o estabelecimento. Quando isso acontece, a avaliação acaba contaminada e é cancelada. A ideia é se passar por um cliente comum, para ter a experiência que eles terão no estabelecimento.
Por fim, vale a pena reforçar a importância de um olhar criterioso e uma análise detalhada. A informação fornecida pelo cliente oculto pode ser extremamente valiosa para o processo de tomada de decisões importantes da empresa contratante. Se ele é negligente em sua avaliação e não informa uma quebra de padrão no uniforme de um colaborador ou um produto no local errado da prateleira, compromete a performance da pesquisa.
Promoções, demissões e até mudanças estratégicas podem ser realizadas com base em avaliações de clientes ocultos. Por isso, o questionário deve ser preenchido com detalhes e, sempre que possível, respondendo a todas as perguntas sugeridas
Com o trabalho de cliente oculto é possível ter muita flexibilidade nos horários de realização de tarefas e conseguir uma renda extra que pode fazer uma grande diferença no fim do mês