-->
  • Home
  • Limeira e Região
    • Cordeirópolis
    • Iracemápolis
  • Piracicaba e Região
  • Campinas e Região
  • Estado
  • Brasil
    • Saúde
    • Auto
      • Caminhões
      • Carro
  • Esporte
    • Futebol de Limeira
      • Independente
      • Inter de Limeira
      • Futebol Amador
    • Esporte de Limeira
    • Futebol Paulista
    • Esporte Regional
    • Futebol Brasileiro
    • Futebol Internacional
    • Copa AFIA
    • Mercado da Bola
    • Outros Esportes
  • Obituário
  • Viu meu pet?
  • Fale conosco!
terça-feira, 22 julho , 2025
Rápido no Ar
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home!
  • Limeira e Região
    • Cordeirópolis
    • Iracemápolis
    • Obituário
  • Piracicaba e Região
  • Campinas e Região
  • Estado
  • Brasil
    • Loterias
    • Saúde
  • Mundo
  • Esporte
    • Inter de Limeira
    • Independente
    • Futebol
      • Paulistão 2025
      • Futebol Paulista
        • Futebol de Limeira
          • Futebol Amador
      • Amador
      • Brasileirão
        • Série A
        • Série B
        • Série C
        • Série D
      • Copinha SP
      • Futsal
      • Copa AFIA
      • Futebol Brasileiro
      • Futebol Feminino
      • Futebol Internacional
      • Seleção Brasileira
    • Atletismo
    • Automobilismo
    • Basquete
    • Curtas do Esporte
    • E-Sports
    • Esporte de Limeira
    • Esporte Regional
    • Fisiculturismo
    • Outros Esportes
    • Você é Pimba
    • Volei
  • Auto
    • Caminhões
    • Carro
    • Moto
  • Fale Conosco
Rápido no Ar
  • Home!
  • Limeira e Região
    • Cordeirópolis
    • Iracemápolis
    • Obituário
  • Piracicaba e Região
  • Campinas e Região
  • Estado
  • Brasil
    • Loterias
    • Saúde
  • Mundo
  • Esporte
    • Inter de Limeira
    • Independente
    • Futebol
      • Paulistão 2025
      • Futebol Paulista
        • Futebol de Limeira
          • Futebol Amador
      • Amador
      • Brasileirão
        • Série A
        • Série B
        • Série C
        • Série D
      • Copinha SP
      • Futsal
      • Copa AFIA
      • Futebol Brasileiro
      • Futebol Feminino
      • Futebol Internacional
      • Seleção Brasileira
    • Atletismo
    • Automobilismo
    • Basquete
    • Curtas do Esporte
    • E-Sports
    • Esporte de Limeira
    • Esporte Regional
    • Fisiculturismo
    • Outros Esportes
    • Você é Pimba
    • Volei
  • Auto
    • Caminhões
    • Carro
    • Moto
  • Fale Conosco
Sem resultado
Ver todos os resultados
Rápido no Ar
Sem resultado
Ver todos os resultados

Toyota lança o Yaris em versões hatch e sedã

por Rápido no Ar
8 de junho de 2018
no Notícias
Tempo de leitura: 19 mins
Compartilhe no FacebookCompartilhe no WhatsAppCompartilhe no Twitter

A Toyota estuda um novo programa de investimentos para o Brasil que deve incluir a produção de um utilitário-esportivo (SUV) médio, segmento que mais cresce em vendas e vem sendo alvo da maioria das montadoras do País. O plano depende, em parte, da aprovação do Rota 2030, o novo regime automotivo que está parado nas mãos do governo há pelo menos seis meses, mas pode ser anunciado ainda este mês, segundo fontes do setor automotivo.

O investimento mais recente da empresa, de R$ 1 bilhão, foi concluído com o lançamento oficial, na quinta-feira, 7, do Yaris, terceiro modelo da marca feito no País e que se posiciona entre o Etios (compacto) e o Corolla (sedã mais sofisticado). O Yaris terá versões hatch e sedã, a preços de R$ 59,6 mil a R$ 80 mil.

📲Clique aqui e receba notícias pelo nosso Canal no WhatsApp

O investimento inclui a adaptação ao mercado brasileiro do modelo que vendeu 300 mil unidades no mundo em 2017. Também entra na conta a ampliação da capacidade da fábrica de Sorocaba (SP) de 108 mil para 160 mil unidades ao ano dos modelos Yaris e Etios. O novo carro chega ao mercado no fim do mês com índice de nacionalização de 70%.

A fábrica de Sorocaba, assim como a de motores, em Porto Feliz (SP), vão passar a operar em três turnos em novembro. Foram abertas 870 vagas nas duas unidades que, segundo o presidente da Toyota do Brasil, Rafael Chang, vão operar em plena capacidade.

Chang diz que a expectativa inicial é de vendas de 5,8 mil unidades do Yaris por mês. O modelo coloca a Toyota no segmento B, que responde por mais da metade das vendas de automóveis e inclui, por exemplo, Fiat Argo e Volkswagen Polo. “Com o novo produto e as fábricas operando em três turnos teremos condições de nos aproximarmos mais do crescimento do mercado”, afirma.

Até maio, enquanto o mercado total de automóveis e comerciais leves teve alta de 16%, a Toyota cresceu 6,5%. A marca espera vender 200 mil unidades este ano, avanço de 5% ante 2017.

VERSÕES
Para atender às necessidades dos mais diferentes perfis de clientes, o novo Yaris chega ao Brasil em cinco versões.

Para o modelo hatch, são elas: XL manual e XL CVT, XL Plus Tech CVT (todas com motorização 1.3 litro), XS e XLS, estas com câmbio CVT e motor 1.5 litro.

A carroceria sedã possui as mesmas versões, somente com motorização 1.5 litro.

DESIGN EXTERNO
Ao desenhar o Yaris os projetistas da Toyota pensaram em criar um design do qual os clientes sentissem orgulho. Ao olhar os dois automóveis, hatch e sedã, nota-se uma sensação de dinamismo que vai desde o para-choque dianteiro, passando pelas laterais e chegando até a traseira, dando ao veículo um perfil elegante e rico em emoção.

Com relação às dimensões gerais, o novo Yaris possui 4.145 mm de comprimento (4.425 na versão sedã), 1.730 mm de largura, 1.490 mm de altura e 2.550 mm de distância entreeixos. A capacidade do porta-malas na versão hatch é de 310 litros, enquanto no sedã, 473 litros. Já o tanque de combustível comporta 45 litros.

Além de criar uma silhueta sofisticada, que transmite uma ótima sensação, a aparência moderna também é criada pela forma como os faróis se conectam diretamente a partir da grade dianteira, dentro do conceito de design global da marca, o Keen Look, que é uma expressão inspirada no olhar focado de um atleta de alto rendimento antes de uma competição.

Na dianteira, ainda é possível destacar a grade superior localizada entre os faróis. Nas versões XL e XL Plus Tech, ela é pintada na cor preta, enquanto nas versões XS e XLS, possui um friso cromado na parte de cima.

O para-choque pronunciado de design moderno possui vincos marcantes, além de armazenar os faróis de neblina de formato arredondado que são item de série desde a versão inicial. A grade inferior na cor preta conta com desenho em forma de colmeia na versão hatch, enaltecendo um caráter mais esportivo, enquanto no Yaris sedã, o formato é de linhas horizontais, dando um ar de classe e sofisticação ao modelo de três volumes.

Os elegantes faróis de perfil afilado estão em perfeita sintonia com o conjunto frontal formando uma relação de harmonia. Em todas as versões o perfil dos faróis acompanha o design frontal afilado, enquanto na versão XLS, topo de linha, o projetor com lâmpadas halógenas traz um ar de modernidade ao visual. O Yaris ainda conta, desde a versão de entrada, com função “Siga-me”, quando os faróis ficam acesos por certo tempo para que o motorista, após travar as portas, possa chegar ao seu destino com o trajeto iluminado; acendimento automático e ajuste elétrico dos faróis, sendo estes últimos exclusivos nesta categoria.

Na lateral, destaque para a linha de cintura elevada, o que confere fluidez ao conjunto. Os retrovisores pintados na cor do veículo com piscas integrados garantem maior visibilidade e modernidade ao visual do Yaris, enquanto nas versões XS e XLS há ainda rebatimento elétrico dos retrovisores. Todas as versões possuem maçanetas das portas pintadas na cor do veículo, com exceção da XLS, cromada.

A versão hatch do Yaris ainda conta com pintura “Total Black” da coluna “C” como detalhe exclusivo, dando um aspecto de integração às colunas e proporcionando um visual esportivo e único ao modelo.

Em todas as versões do Yaris, as rodas são de liga leve de 15” e os pneus são 185/60. As rodas das versões XS e XLS possuem design exclusivo com acabamento Dual Tone (preto e prata), dando mais sofisticação ao conjunto.

Olhando de trás, as lanternas compõem um visual harmônico e atual com as linhas das carrocerias, sendo que em ambas, o conjunto óptico invade o porta-malas, oferecendo excelente visibilidade. Na versão XLS, as lanternas são de LED.

A versão hatch ainda possui limpador e lavador do vidro traseiro desde a versão de entrada, além de um aerofólio exclusivo, que garante uma sensação de continuidade das linhas do teto e apelo esportivo ao modelo.

Os faróis de neblina em ambos os lados acoplados ao para-choque robusto, integrado na carroceria, permitem melhor visibilidade pelos outros veículos, trazendo segurança aos ocupantes do Yaris, mesmo em ambiente de neblina densa.

ACABAMENTO INTERNO
A qualidade superior do novo Yaris é demonstrada também em seu interior, unindo sofisticação e funcionalidade. Desde a versão de entrada XL, o acabamento interno é primoroso. Todas as versões contam com acabamento em preto, incluindo as colunas e o revestimento do teto (em cinza na versão sedã), transmitindo uma sensação de requinte e esportividade.

O painel de instrumentos se conecta do centro para as laterais, valorizando a central multimídia e os principais comandos. A parte superior se estende amplamente para ambos os lados acentuando a sensação de espaço. A parte inferior se conecta perfeitamente ao acabamento da porta para envolver gentilmente o motorista e o passageiro.

Uma das grandes novidades do Yaris é o teto solar elétrico disponível, de série, na versão XLS, garantindo aos ocupantes maior prazer ao dirigir e sensação de esportividade. Com movimentos de basculamento e retrátil, ele tem acionamento elétrico por um toque e função antiesmagamento.

Os bancos são de tecido nas versões XL e XL Plus Tech e de couro nas versões XS e XLS. Além disso, ele conta com apoio de braços com porta-copos central a partir da versão XL Plus Tech, oferecendo conforto e comodidade para quem senta nos bancos traseiros e apoio de braços central na frente em todas as versões. Outra característica do novo Yaris é o assoalho traseiro plano, que contribui para uma viagem mais confortável quando há três ocupantes nos bancos traseiros.

Para as versões XL e XL Plus Tech, o painel de instrumentos conta com display LCD de 2.7”. São três mostradores circulares que reúnem as informações de bordo: o do lado direito mostra o termômetro do motor e o indicador de combustível, o da esquerda exibe o conta-giros, enquanto no do meio é possível visualizar o velocímetro e o computador de bordo, com funções de hodômetro parcial A e B, consumo de combustível instantâneo e médio, autonomia, velocidade média e intensidade de brilho do painel.

Para as versões XS e XLS, o computador de bordo conta com uma tela de 4.2” com tecnologia TFT colorido e de alta resolução e mais funções, como histórico de viagem, de consumo a cada cinco minutos, de consumo mensal (km/l) versus distância e histórico mensal de valor (R$) versus consumo (litros); ranking de eficiência em que é possível elencar os três melhores períodos de economia de combustível e mais.

NÍVEL DE EQUIPAMENTOS
A Toyota recheou o novo Yaris com ampla lista de itens de conforto, conveniência, tecnologia e segurança, fazendo dele um dos modelos mais completos de sua categoria. Desde a versão de entrada XL de câmbio manual, a linha traz de série, computador de bordo, comandos no volante, descansa-braços dianteiro, controle de estabilidade (VSC), tração (TRC) e assistente de partida em rampa (HAC).

O modelo também possui direção eletroassistida progressiva (EPS), ar-condicionado, vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico por um toque, travas elétricas, faróis com regulagem elétrica, faróis de neblina, retrovisor interno eletrocrômico, banco traseiro rebatido 40/60 (sedã), entre outros itens, além dos obrigatórios airbag duplo dianteiro e freios com sistema ABS de última geração com distribuição eletrônica de frenagem (EBD).

A versão XL com câmbio CVT adiciona os seguintes itens: controle de velocidade de cruzeiro e função Eco Driving do computador de bordo.

Já a versão XL Plus Tech passa a contar com descansa-braços traseiro, detalhes internos na cor prata, ar-condicionado automático e digital, chave inteligente presencial, Smart Entry e sistema de partida sem chave tipo Start Button, banco traseiro rebatido 40/60 na versão hatch e central multimídia com tela de 7” sensível ao toque com funções de rádio AM/FM, MP3, entrada USB, conexão auxiliar Bluetooth®, Toyota Play+, sistema que permite espelhamento de aplicativos por meio da tecnologia SDL e com tecnologia Harman e navegador Tom Tom para sistemas operacionais IOS e Android e Waze para sistema IOS.

A versão XS agrega todos os equipamentos da XL Plus Tech, e volante, manopla do câmbio e revestimento das portas em couro, grade com detalhes cromados, roda de liga leve de 15” Dual Tone (preto e prata), bancos de couro, retrovisor externo com rebatimento elétrico, câmera de ré, tapetes em carpete e computador de bordo com tela de 4.2” com tecnologia TFT.

Por fim, a versão topo de linha XLS ainda agrega teto solar, sensor de chuva, maçanetas cromadas, faróis projetores com lâmpadas halógenas, lanternas em LED e sete airbags, adicionando aos dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelhos para o motorista.

PERFORMANCE

A linha Yaris é equipada com a consagrada família de propulsores produzidos na planta de motores da marca, localizada em Porto Feliz (SP).

O Yaris está disponível nas motorizações 1.3L e 1.5L para a versão hatch e 1.5L para o sedã. Os motores 1.3L e 1.5L, ambos 16V Flexfuel, trazem a já consagrada tecnologia de duplo comando de válvulas variável Dual VVT-i da Toyota, que atua no gerenciamento dos sistemas de admissão e escape da câmara de combustão, otimizando a queima do combustível de maneira inteligente, refletindo em melhor desempenho e menor consumo.

Para equipar o Yaris, os engenheiros da Toyota trabalharam em melhorias nos propulsores que os fizeram render mais potência do que no Etios. Para isso, um novo sistema de exaustão foi exclusivamente redesenhado para o Yaris e um novo processo de recalibração para a carroceria e o novo trem de força foi realizado.

– 1.3L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, que rende 101 cv a 5.600 rpm, quando abastecido com etanol, e 94 cv, a 5.600 giros, com gasolina. O torque máximo nesta configuração é de 12,9 kgfm (com etanol) e de 12,5 kgfm (com gasolina), sempre a 4.000 rpm. Em comparação com o Etios, o ganho foi de 3 cv e 0,2 kgfm de torque com etanol e de 6 cv com gasolina em comparação com o Etios.

– 1.5L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, que rende 110 cv de potência a 5.600 rpm, quando abastecido com etanol, e 105 cv, a 5.600 giros, com gasolina. O torque máximo nesta configuração, a 4.000 giros, é de 14,9 kgfm (com etanol) e de 14,3 kgfm (com gasolina). Para esta motorização, o ganho de potência também foi de 3 cv e 0,5 kgfm de torque com etanol e de 3 cv com gasolina em comparação com o Etios.

Ambos os propulsores são construídos com bloco e cabeçote de alumínio, e oferecem a combinação perfeita entre desempenho e durabilidade. Além disso, o sistema de propulsão do Yaris conta com sistema ETCSi de abertura da borboleta do acelerador, que corrige acelerações desnecessárias, garantindo máxima eficiência na combustão com maior economia e acelerações mais rápidas.

Ainda falando de motores, o sistema flex com aquecimento de combustível inteligente reconhece a necessidade e aquece o combustível para uma partida imediata e sem falhas.

A suspensão do Yaris foi pensada para atender ao gosto brasileiro. Na parte dianteira, temos a McPherson com batente hidráulico, que evita batidas secas quando a roda desce ao limite do curso do amortecedor.

Tanto o sistema de suspensão frontal quanto o traseiro tiveram a altura elevada em 13 mm em comparação com o projeto global do Yaris. Com isso, o carro está apto para encarar o perfil de solo brasileiro. Na traseira, foi adotado o eixo de torção com barra estabilizadora.

TRANSMISSÃO
O novo Yaris está equipado com dois tipos de transmissões. A manual de seis velocidades e a Multidrive de tecnologia CVT.

Na transmissão manual, derivada da mecânica confiável do Etios, a Toyota conta com o IMT – Monitor Inteligente de Aceleração –, que funciona como um auxiliar de arranque, minimizando que o motor “apague” assim que o motorista tira o pé da embreagem para colocar o carro em movimento. Além disso, para o Yaris os engates das marchas estão mais precisos.

Já a transmissão Multidrive CVT, já consagrada no Corolla, privilegia desempenho sem abrir mão do conforto e do baixo consumo de combustível. Seu diferencial é um software de gerenciamento que simula sete marchas, mesmo quando o motorista conduz o veículo com o câmbio na posição Drive.

O resultado é uma sensação agradável ao dirigir, com o benefício da percepção das trocas de marchas, mas de uma maneira suave, sem os choques característicos das transmissões automáticas convencionais.

A transmissão MultiDrive da Toyota oferece ao motorista, em todas as versões, a possibilidade de trocas manuais sequenciais, que podem ser feitas exclusivamente na alavanca de câmbio, nas versões XL e XL Plus Tech. Já para as versões superiores XS e XLS, as trocas sequenciais podem ser praticadas também por meio das borboletas localizadas atrás dos volantes.

Tags: autoBrasilCAPAcarroinvestimentolançamentoPaisProgramaSUVToytaYaris
Publicação Anterior

Termina nesta sexta-feira o prazo para se inscrever no concurso da Polícia Civil

Próxima

CBF divulga foto oficial da seleção brasileira na Copa da Rússia

Conteúdo Relacionado

Reboque tomba sobre carro matando condutora em estrada de Piracicaba
Notícias

Reboque tomba sobre carro matando condutora em estrada de Piracicaba

Trabalhador tem carro e ferramentas destruídos pelo fogo na Anhanguera em Limeira
Notícias

Trabalhador tem carro e ferramentas destruídos pelo fogo na Anhanguera em Limeira

Homem morre atropelado nesta sexta-feira na Rodovia Anhanguera em Limeira
Notícias

Homem morre atropelado nesta sexta-feira na Rodovia Anhanguera em Limeira

Terezinha Guarnieri assume direção administrativa do Pronto-Socorro de Iracemápolis
Notícias

Terezinha Guarnieri assume direção administrativa do Pronto-Socorro de Iracemápolis

PUBLICIDADE
Rápido no Ar

© 2021 Rápido no Ar.

  • Fale Conosco
  • Política de Cookies
  • Política de Privacidade

Siga

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home!
  • Limeira e Região
    • Cordeirópolis
    • Iracemápolis
    • Obituário
  • Piracicaba e Região
  • Campinas e Região
  • Estado
  • Brasil
    • Loterias
    • Saúde
  • Mundo
  • Esporte
    • Inter de Limeira
    • Independente
    • Futebol
      • Paulistão 2025
      • Futebol Paulista
      • Amador
      • Brasileirão
      • Copinha SP
      • Futsal
      • Copa AFIA
      • Futebol Brasileiro
      • Futebol Feminino
      • Futebol Internacional
      • Seleção Brasileira
    • Atletismo
    • Automobilismo
    • Basquete
    • Curtas do Esporte
    • E-Sports
    • Esporte de Limeira
    • Esporte Regional
    • Fisiculturismo
    • Outros Esportes
    • Você é Pimba
    • Volei
  • Auto
    • Caminhões
    • Carro
    • Moto
  • Fale Conosco

© 2021 Rápido no Ar.