Ao menos 3 torcedores do Boca Juniros foram presos nesta terça-feira (28) por cometerem atos racistas e de apologia ao nazismo durante a partida com o Corinthians, na Neo Química Arena, em Itaquera, Zona Leste de São Paulo (SP).
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram torcedores do Boca imitando macacos e fazendo a saudação nazista. As imagens foram gravadas por torcedores corintianos.
Nos registros é possível ouvir a torcida do Corinthians reagindo aos gestos e chamando a torcida do Boca de “racista”. Além disso, os corintianos pedem para que a polícia seja acionada.
Os torcedores foram indiciados pela Polícia Civil por injúria racial e racismo. O trio foi encaminhado para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pinheiros.
O Juizado Especial Criminal (Jecrim), que fica dentro do estádio do Corinthians, arbitrou uma fiança de R$ 20 mil para cada um dos argentinos responder aos crimes em liberdade. Porém, ainda não há confirmação se esse valor foi pago e se os torcedores foram liberados.
Corinthians e Boca se enfrentaram pela primeira partida da fase oitava de final da Libertadores. O jogo terminou empatado sem gols.
Os times voltam a se enfrentar em 5 de julho.
Antes do início da partida, o ônibus com a equipe do Boca foi apedrejado enquanto levava o time para o estádio. Um dos vidros quebrou e um dos membros da delegação argentina ficou ferido nas pernas.