A Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Limeira concluiu nesta semana o balanço da terceira etapa do Censo Arbóreo, que foi desenvolvida ao longo desse semestre. Até agora, o estudo abrangeu cerca de 90% da área urbana, em todas as regiões da cidade. Foram mapeadas 59.431 árvores. Na próxima etapa, que deve encerrar o censo de toda a área urbana, serão percorridos os condomínios fechados. A iniciativa é da Prefeitura de Limeira, em parceria com a Faculdade de Tecnologia da Unicamp. Para marcar o encerramento da etapa, os estagiários envolvidos realizaram plantio de oito árvores frutíferas em uma praça no Jd. Morro Azul. A ação ocorreu na semana passada.
Entre as espécies mais encontradas até o momento, estão a Falsa Murta (Murraya paniculata) e o Ligustro (Ligustrum lucidum). Pata de Vaca (Bauhinia variegata), Oiti (Licania tomentosa) e diferentes tipos de Ipês também aparecem com frequência. O estudo também identificou que o estado geral de quase 90% das árvores é considerado ótimo (39%) e bom (50%). Além disso, em 68% dos casos, não há conflitos com estruturas urbanas, como calçadas e fiação elétrica.
As informações coletadas no censo serão utilizadas para aperfeiçoar o planejamento da arborização urbana. Os dados são cadastrados em um aplicativo para smartphones, que foi desenvolvido pelo departamento de Educação Ambiental. O software também permite cadastrar cada árvore com suas coordenadas geográficas capturadas por GPS.