Agora é oficial. Bem mais experiente, Roger Silva está de volta a Internacional. O treinador, de 37 anos, comandará o Leão na Série D do Campeonato Brasileiro. A estreia será diante da Caldense, dia 17, em Poços de Caldas.
Roger foi contratado pela Inter em dezembro de 2020. Muito amigo do técnico Thiago Carpini, o veterano camisa 9 chegou como principal estrela para o Paulistão. Em 12 jogos, marcou dois gols. Foram nas vitórias por 1 a 0 sobre Novorizontino, no Major Levy e Ponte Preta, no Moisés Lucarelli. Ajudou a Veterana a fugir do rebaixamento e até chegar as quartas de final diante do Corinthians.
Em maio de 2021, Roger decidiu se aposentar dos gramados e aceitou o convite para ser gerente de futebol da própria Inter. Sua primeira missão foi contratar um treinador. O escolhido foi o ex-lateral Dyego Coelho.
O empate com o Bangu por 1 a 1, em Moça Bonita, no dia 24 de julho de 2021, custou a demissão de Coelho. O treinador não resistiu a campanha de oito jogos, com apenas uma vitória, quatro empates e três derrotas.
Com chances remotas de classificação e pensando em economizar para o Paulistão, Roger decidiu colocar em prática um de seus sonhos: ser treinador de futebol. Na Série D não havia necessidade da licença da CBF.
E o ex-camisa 9 surpreendeu. Em seis jogos à frente do Leão, conquistou quatro vitórias e perdeu somente duas partidas. Seu ataque marcou sete gols e a defesa sofreu seis.
Chegou a última rodada da primeira fase com chances de avançar para o mata-mata. Venceu o Madureira, no Rio de Janeiro, por 2 a 1, mas precisava contar com o tropeço de Portuguesa ou Bangu. Nenhum deles vacilou e o alvinegro ficou fora. Mesmo assim, fechou sua participação com 66,6% de aproveitamento, conquistando 12 de 18 pontos possíveis.
Roger Silva entendia que merecia uma chance para seguir como treinador para o Paulistão de 2022. Mas o pensamento da diretoria era outro, ou seja, deixá-lo num primeiro momento como auxiliar do novo treinador que viesse (Vinícius Bergantin), para que depois ele assumisse o time em definitivo.
Foi então que o campineiro não aceitou essa decisão e comunicou sua saída da Internacional. Nas redes sociais, agradeceu o clube. As portas do Athletic se abriram logo em seguida e o treinador realizou um excelente trabalho em Minas Gerais.
O Athletic, que contratou Ricardo Oliveira, chegou até a semifinal do Mineiro. Foi eliminado pelo Cruzeiro após duas derrotas. Porém, a passagem de Roger por lá ficou marcada com o título do Troféu do Interior. Na final, sua equipe derrotou a Caldense, nos pênaltis, por 5 a 4, após empate sem gols no tempo normal, em partida realizada na Arena Unimed, em São João Del Rei.
Dono da melhor defesa, o Athletic encerrou a primeira fase com 25 pontos somados em 11 jogos.
Jogos de Roger Silva pela Inter:
31/07/2021 – Internacional 1 x 0 Boa Vista
07/08/2021 – Santo André 2 x 1 Internacional
14/08/2021 – Portuguesa 0 x 1 Internacional
21/08/2021 – Internacional 0 x 2 São Bento
28/08/2021 – Internacional 2 x 1 Cianorte
04/09/2021 – Madureira 1 x 2 Internacional