A Suzano, empresa globalmente reconhecida na produção de bioprodutos derivados do eucalipto, está promovendo equidade e inclusão através do seu programa Somar PcD (Pessoas com Deficiência), que visa o desenvolvimento e a inserção de talentos no mercado de trabalho.
O programa, criado em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), oferece cursos de capacitação alinhados com as oportunidades de emprego disponibilizadas pela empresa. Desde seu início, entre 2021 e 2022, já capacitou cerca de 120 novos profissionais, proporcionando não apenas formação, mas também a chance de participar de futuros processos seletivos na Suzano e em outras empresas.
Rachel Velloso, gerente de Gente e Gestão da Suzano, enfatiza que a iniciativa visa criar ambientes diversos que reflitam positivamente na sociedade e impulsionem bons resultados nos negócios. “Só é bom para nós, se for bom para o mundo”, destaca.
Na região de Limeira, a mais recente turma iniciou o curso em julho deste ano, com aulas ministradas pelo Senai de Americana (SP) e uma visita às instalações da Suzano para conhecer os processos de produção. A formatura aconteceu no final de agosto, marcada pela alegria e a sensação de missão cumprida dos 11 formandos.
Os participantes do programa, como Paulo Ricardo Moreira de Jesus e Eduardo Siqueira Souza, ressaltam a importância da iniciativa para a quebra de barreiras e a promoção da inclusão no mercado de trabalho, expressando grandes expectativas para o futuro após a conclusão do curso.