Os problemas relacionados à audição podem acometer pessoas das mais diversas faixas etárias. Em geral, a deficiência auditiva pode ser congênita ou adquirida Dessa forma, ou já se nasce com alguma complicação ou ela vai surgindo aos poucos e ao longo da vida. Porém, em alguns casos, pode ocorrer a surdez súbita, uma condição que se manifesta de forma repentina.
A dificuldade para ouvir o que o outro fala acaba sendo um obstáculo. Os transtornos auditivos podem levar ao isolamento social. Assim, é preciso ter atenção e observar se você ou alguém da sua família tem apresentado alguma alteração no que diz respeito à capacidade auditiva.
E quando alguém apresenta surdez súbita? O que fazer nesse caso? Continue a leitura do nosso conteúdo e entenda melhor o assunto!
O que é a surdez súbita?
A surdez súbita é uma condição na qual alguém perde repentinamente a capacidade de ouvir. Pode ser unilateral (acomete apenas um dos ouvidos) ou bilateral (acomete os dois ouvidos). Desse modo, a pessoa pode ter ido dormir sem nenhuma alteração no que diz respeito à audição e acordar sem ouvir .
As principais causas
Geralmente, a perda auditiva nesses casos está ligada ao aparecimento de alguma infecção no ouvido e costuma ser reversível.
No caso da surdez súbita, as causas mais comuns são:
– doenças virais;
– infecções bacterianas;
– medicamentos (como antibióticos e/ou anti-inflamatórios);
– traumas acústicos (devido à exposição a sons muito altos);
– atividades físicas intensas (como levantamento de peso);
– rompimento do tímpano
Contudo, a surdez súbita também pode ser idiopática, ou seja, o fator que desencadeia essa condição não é identificado.
Os sintomas
Os sintomas que costumam estar presentes em um quadro de surdez súbita são:
– vertigem;
– zumbido;
– sensação de pressão nos ouvidos.
A surdez súbita é reconhecida com mais facilidade nos adultos, pois eles sabem indicar com mais precisão o momento em que o problema teve início. Já em relação às crianças, não se pode determinar com exatidão, visto que, muitas vezes, esse transtorno só é percebido algum tempo depois pelos pais, professores e/ou responsáveis.
O tratamento
Ainda não existe um tratamento específico para os casos de surdez súbita. De modo geral, após a realização do exame clínico, é feita uma audiometria. O médico especialista pode receitar medicamentos (corticoides, anti-inflamatórios e vasodilatadores, por exemplo). Em alguns casos, a audição volta ao normal em pouco tempo.
Porém, quando não há sinais de melhora durante o tempo em que a pessoa faz uso dos medicamentos prescritos, o otorrinolaringologista pode recomendar o uso de aparelhos auditivos.
É muito importante lembrar que o tratamento mais eficiente para a surdez súbita é a prevenção. Assim, é necessário buscar informações a respeito de medicamentos ototóxicos e evitar se expor por longos períodos a ruídos altos.
No caso de um possível quadro de surdez súbita, deve-se procurar um otorrinolaringologista o mais rápido possível. Esse especialista vai solicitar os testes necessários, que vão confirmar ou não a suspeita do problema. Além disso, caso o problema seja comprovado, ele é o profissional que vai indicar o tratamento apropriado