A disputa da quinta etapa da temporada 2020 da Stock Car, neste sábado (dia 3), no autódromo Zilmar Beux, em Cascavel (PR), foi uma prova de superação para os pilotos Rubens Barrichello, Rafael Suzuki e Matías Rossi, da equipe Full Time Sports. Após alguns problemas no classificatório, realizado pela manhã, os três conseguiram se livrar bem dos incidentes que marcaram o início da etapa para cruzarem a linha de chegada entre os Top-10.
Já o companheiro Nelson Piquet Jr. não teve a mesma sorte e foi um dos pilotos envolvidos no “engavetamento” que marcou a primeira volta da disputa. Sem o capô do Corolla #33 e com a traseira do carro bastante danificada, o piloto foi obrigado a abandonar, depois de ter largado da nona posição.
Neste domingo (4), a disputa segue quente em Cascavel. A partir das 9 horas, pilotos e equipes participam do classificatório para a sexta etapa. A rodada dupla terá sua primeira corrida às 11h15 e a segunda às 12h10. O SporTV 2 transmitirá o treino e as provas ao vivo.
Segue o líder
Por ser o líder do campeonato, Barrichello está levando 30 kg a mais em seu Corolla #111 na etapa de Cascavel, seguindo a determinação da nova regra do lastro de sucesso. Depois de se classificar na 20ª posição, o piloto considerou o sétimo lugar na corrida muito positivo.
“A corrida foi bem complicada por um lado, mas ótima por outro. Tivemos um problema na classificação e conseguir chegar em sétimo é muito positivo”, destacou o piloto Mobil ALE Full Time Sports, que está com 119 pontos na tabela.
“Meu maior problema na corrida foi o óleo que grudou no vidro dianteiro e eu não conseguia ver nada. Acredito que outros pilotos enfrentaram esse problema de visibilidade também, mas eu estava com muita dificuldade mesmo, principalmente com o sol se pondo”, lembrou Barrichello, que neste domingo completará 150 largadas pela Stock Car.
“Mas saio da corrida recuperando 13 posições, depois de uma largada que teve muitos incidentes, então estou satisfeito por marcar estes pontos. Temos de continuar competitivos para amanhã e tentar seguir no topo”, completou o piloto de 48 anos, que já venceu duas vezes em Cascavel pela Stock Car (2014 e 16) e conquistou sua primeira pole position neste circuito em 2013.
Corrida de sobrevivência
Após vencer pela primeira vez na Stock Car, na etapa passada, em Londrina (PR), Suzuki chegou otimista a Cascavel. O piloto conseguiu passar para o Q2 no classificatório, mas terminou na 15ª posição no grid. No final da disputa, deixou a pista satisfeito por ter “sobrevivido” e ainda computado mais 14 pontos no campeonato.
“Foi uma corrida maluca. Felizmente, consegui me livrar dos incidentes da largada. Minha fila, do lado de dentro, largou muito mal. Fiquei um pouco travado, perdi algumas posições. Mas, no ponto onde havia água, eu consegui ver que a pista estava escorregadia e, de lá pra frente, o carro estava bem”, afirmou o piloto do Corolla #8.
“A gente precisa melhorar para amanhã, mas chegar em oitavo, depois de largar em 15º, são bons pontos para o campeonato. Foi uma corrida de sobrevivência, mas foi bom conquistar estes 14 pontos”, finalizou Suzuki, que é o oitavo na tabela, com 85 pontos.
Rossi conquista primeiro Top-10 na Stock Car
Líder da Super TC 2000, o argentino da Full Time também fez uma grande prova de recuperação em Cascavel. Estreando no traçado paranaense, ele partiu da 22ª posição para chegar em décimo.
“Foi uma corrida muito boa. Largamos em 22º e terminamos em décimo. O carro esteve com um ritmo forte, fomos bem no pit stop também. Estou contente, mas já pensando para a etapa de amanhã, trabalhando no carro, principalmente para estarmos mais rápidos na classificação”, ressaltou o piloto oficial da Toyota Gazoo Racing, que acelera no Brasil o Corolla #117.
Piquet abandona, mas segue entre os 10 no campeonato
Vencedor da etapa de Interlagos e único piloto a subir ao pódio nas três pistas anteriores da temporada, Piquet não teve sorte na disputa deste sábado. O piloto segue entre os 10 primeiros do campeonato e espera por um dia melhor na rodada dupla deste domingo.
“Infelizmente, hoje não era o nosso dia e acabamos saindo cedo da prova. Na classificação, acredito que tínhamos carro para largar entre os cinco primeiros, mas o motor não estava rendendo tão bem e terminamos em nono”, disse o piloto da Texaco Full Time.
“Após a largada, logo na curva 3, houve um ‘engavetamento’, envolvendo alguns carros e eu fui um deles. Meu capô voou, levei uma batida forte por trás, estragou o radiador de óleo, danificou bastante e tivemos de abandonar. Foi uma pena, mas vamos trabalhar para amanhã. Temos mais duas corridas pela frente e vamos tentar marcar o máximo de pontos possíveis”, finalizou Piquet, que completou 50 provas pela Stock Car neste sábado em Cascavel.
Fan Push
Barrichello, Piquet e Rossi estão habilitados para receberem os votos dos fãs no Fan Push deste domingo. Para votar, acesse: www.stockcar.com.br/fanpush
Resultado da quinta etapa em Cascavel:
1º – Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla) – 34 voltas
2º – Daniel Serra (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze) – a 2s245
3º – Allam Khodair (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze) – a 3s085
4º – Ricardo Maurício (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze) – a 11s621
5º – Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla) – a 14s191
6º – Átila Abreu (Shell V-Power/Chevrolet Cruze) – a 17s443
7º – Rubens Barrichello (Full Time Sports/Toyota Corolla) – a 19s267
8º – Rafael Suzuki (Full Time Bassani/Toyota Corolla) – a 20s606
9º – Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota Corolla) – a 21s386
10º – Matías Rossi (Full Time Sports/Toyota Corolla) – a 23s585
11º – Galid Osman (Shell V-Power/Chevrolet Cruze) – a 32s101
12º – Pedro Cardoso (R. Mattheis/Chevrolet Cruze) – a 33s957
13º – Denis Navarro (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze) – a 34s302
14º – Marcos Gomes (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze) – a 37s017
15º – Guilherme Salas (KTF Sports/Chevrolet Cruze) – a 40s491
16º – Diego Nunes (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze) – a 46s047
17º – Lucas Foresti (Vogel Motorsports/Chevrolet Cruze) – a 1 volta
18º – Tuca Antoniazi (Hot Car Competições/Chevrolet Cruze) – a 1 volta
19º – Gaetano di Mauro (Vogel Motorsport/Chevrolet Cruze) – a 1 volta
20º – Bruno Baptista (RCM Motorsport/Toyota Corolla) – a 8 voltas
Não completaram
Cacá Bueno (Crown Racing/Chevrolet Cruze)
Gabriel Casagrande (R. Mattheis/Chevrolet Cruze)
Julio Campos (Crown Racing/Chevrolet Cruze)
Nelsinho Piquet (Full Time Bassani/Toyota Corolla)
Programação / Domingo, dia 4 de Outubro
9h00 – Classificatório 6ª etapa (ao vivo SporTV 2)
11h15 – Largada Corrida 1 6ª etapa (30 minutos + 1 volta) (ao vivo SporTV 2)
12h10 – Largada Corrida 2 6ª etapa (30 minutos + 1 volta) (ao vivo SporTV 2)
Classificação do campeonato após cinco etapas (Top-10):
1º – Rubens Barrichello – 119 pontos
2º – Ricardo Maurício – 118
3º – Cesar Ramos – 114
4º – Ricardo Zonta – 112
5º – Thiago Camilo – 108
6º – Átila Abreu – 90
7º – Allam Khodair – 90
8º – Rafael Suzuki – 85
9º – Daniel Serra – 84
10º – Nelsinho Piquet – 83
18º – Matías Rossi – 39