O Governo de São Paulo continua com os trabalhos do gabinete de crise e do posto avançado em Ribeirão Preto, focados no combate às queimadas que afetam o interior do estado. No final da noite deste domingo (25), o número de cidades com focos ativos de incêndio diminuiu para dois, enquanto 48 municípios permanecem em alerta máximo, conforme o monitoramento do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil. Além disso, todas as rodovias que estavam interditadas devido à fumaça foram liberadas.
O gabinete de crise conta com técnicos da Defesa Civil do Estado, das secretarias da Segurança Pública (SSP), Agricultura e Abastecimento e de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), além de efetivos das Forças Armadas, Fundação Florestal, DER, Defesas Civis Municipais e brigadistas voluntários. No total, 15.335 pessoas estão envolvidas nas operações de combate às chamas e orientação da população.
Incêndios Criminosos e Ações de Saúde A Polícia Civil intensificou as investigações sobre incêndios criminosos, com duas prisões realizadas até o momento. Em paralelo, o governo estadual lançou um plano emergencial de saúde para aumentar a capacidade de atendimento na região de Ribeirão Preto, uma das mais afetadas pelos incêndios.
Atendimento a Animais e Ajuda Humanitária A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) organizou uma rede de atendimento a animais silvestres afetados pelas queimadas. Além disso, ajuda humanitária foi enviada para Pradópolis, incluindo colchões, cestas básicas e água potável para as famílias deslocadas.
Rodovias Paulistas – Atualização Todas as rodovias que estavam interditadas devido à fumaça foram liberadas. Abaixo, estão as principais interdições que ocorreram:
- SP 215 (Rodovia Luiz Augusto de Oliveira): entre o km 195 e o km 209, Dourado.
- SP 333 (Rodovia Carlos Tonani): km 089 ao 090, Sertãozinho.
- SP 332 (Rodovia Armando Salles de Oliveira): KM 529, Olímpia.
Municípios com Focos Ativos de Incêndio:
- Tabatinga
- Pedregulho
Municípios em Alerta Máximo para Incêndio:
- Monte Alegre do Sul
- Alumínio
- Santo Antônio do Aracanguá
- Piracicaba
- Pontal
- Monte Azul Paulista
- Sertãozinho
- Torrinha
- Santo Antônio da Alegria
- Nova Granada
- Iacanga
- Taquarituba
- Coronel Macedo
- Ubarana
- Pompeia
- Boa Esperança do Sul
- Pitangueiras
- Salmourão
- Lucélia
- Poloni
- Dourado
- Sabino
- Jaú
- Pirapora do Bom Jesus
- Itápolis
- Itirapina
- Bernardino de Campos
- São Simão
- Presidente Epitácio
- Bebedouro
- Bananal
- São Luís do Paraitinga
- Ibitinga
- Tabatinga
- Brodowski
- Luís Antônio
- Pedregulho
- Tambaú
- Urupês
- Turiúba
- Arealva
- Pradópolis
- Altinópolis
- Paulo de Faria
- Águas da Prata
- Morro Agudo
- Batatais
- Barrinha
Orientações à População:
- Ao avistar um foco de incêndio ou fumaça densa, saia imediatamente da área e busque abrigo seguro. Informe o Corpo de Bombeiros (193) e a Defesa Civil (199).
- Redobre a atenção ao dirigir. Evite atravessar áreas com cortinas de fumaça e fogo. Caso seja inevitável, reduza a velocidade, mantenha os faróis baixos acesos e uma distância segura do veículo à frente.
- Evite soltar balões, acender fogueiras ou realizar queimas de lixo, especialmente próximo a matas e florestas.