Com o objetivo de prevenir e combater as ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), a Prefeitura de Sorocaba, por meio do Programa Municipal de IST/HIV/AIDS/Hepatites Virais da Secretaria da Saúde (SES), em parceria com o Pátio Cianê Shopping, realizará uma ação para oferecer testes rápidos que servem para diagnosticar casos de sífilis e HIV. A testagem acontecerá neste sábado (21), das 12h30 às 17h30, no shopping, localizado na Avenida Afonso Vergueiro, 823, no Centro.
De acordo com a coordenação do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), além dos testes rápidos, haverá distribuição de preservativos, gel lubrificante, kits de higiene com álcool em gel e máscara, informativos impressos e orientações referentes às ISTs. A intenção é levar conhecimento à população, por meio de informações sobre esse agravo pouco abordado no cotidiano. Outro objetivo é dar oportunidade às pessoas que não conseguem acessar os serviços de saúde para realizar essa testagem.
Os testes rápidos são simples. É coletado sangue da ponta do dedo e o resultado fica pronto entre 15 e 20 minutos, servindo para diagnosticar os casos de sífilis e HIV. Os pacientes positivos dessa ação serão imediatamente agendados para iniciar seus tratamentos no CTA /SAME (Serviço de Assistência Municipal Especializada), situado na Rua Manoel Lopes, 220, Vila Hortência.
A ação terá o apoio de residentes do curso de Enfermagem do Programa de Residência da Prefeitura de Sorocaba, da ATS (Associação de Transgêneros de Sorocaba), de estagiários da escola técnica de enfermagem Apollo e do Conselho Municipal dos Direitos LGBT.
As pessoas que não conseguirem fazer o teste durante a ação deste sábado (21) podem procurar o CTA/SAME, que atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Doação de alimentos, roupas ou cobertores
Durante a ação de testagem, também haverá arrecadação de alimentos não perecíveis e de roupas ou cobertores para as ações #AFOMENAOEFAKE! e Campanha de Inverno 2021, organizadas pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS). O objetivo é distribuir esses itens às famílias em situação de vulnerabilidade social na cidade e pessoas em situação de rua. A doação é voluntária, aberta a todos que desejarem e puderem contribuir.