A ONG Vivendo Esporte lançou, nesta quarta-feira (4), um projeto que vai oferecer, em breve, aulas gratuitas de vôlei em Sorocaba, voltadas a 120 crianças e adolescentes, de 10 a 13 anos de idade. O lançamento ocorreu na quadra esportiva do CEU das Artes, no Parque das Laranjeiras, um dos núcleos do projeto na cidade, com a presença do secretário de Esportes e Lazer (Semes), Pedro de Souza, e do representante do Instituto CCR, Alexandre Moretto, além de dezenas de crianças e adolescentes da comunidade.
A iniciativa, viabilizada pela ONG, que é liderada pelo ex-jogador da Seleção Brasileira Ronaldo Henrique, mais conhecido como Royal, conta com o apoio do Instituto CCR, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, do Ministério da Cidadania, e da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Semes. Além do CEU das Artes, o projeto será realizado também no Centro Esportivo do Jardim Simus.
“O Esporte é uma ferramenta fundamental para a inclusão social, autodisciplina e mudança de comportamento ou, ainda, para se tornar um grande atleta. Nós temos um grande exemplo: o Abner (Teixeira), que começou em um projeto social desenvolvido no Centro Esportivo do Maria Eugênia e, oito anos depois, está em Tóquio, nas Olimpíadas, com a medalha de bronze. Esse projeto dará oportunidade para que essas crianças possam sonhar e acreditar que um dia também poderão representar Sorocaba e o Brasil, assim como o Abner”, destacou o secretário de Esportes.
Para Royal, a modalidade esportiva é um ótimo instrumento para transformar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e abrir oportunidades a elas, transformando a realidade em que vivem. “O vôlei é uma ferramenta do nosso projeto para alcançar essas crianças e adolescentes, além de suas famílias e transmitir valores, carinho e amor”, afirma.
As aulas serão oferecidas no contraturno escolar, durante um período de 12 meses, e terão início assim que o Plano São Paulo, do Governo do Estado, permitir atividades esportivas coletivas nos centros esportivos. Na unidade do Jardim Simus, as atividades ocorrerão às segundas e quartas-feiras, pela manhã, das 8h30 às 9h30 e das 9h30 às 10h30, e à tarde, das 14h às 15h e das 15h às 16h. Já, no CEU das Artes, às terças e quintas-feiras, nos mesmos horários.
Os alunos do projeto terão aulas da modalidade com a atleta que já passou pelo Leite Moça Sorocaba e pela Seleção Brasileira, Josiane Grunewald Marangon, e hoje é árbitra da Federação Paulista de Voleibol (FPV) e da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). Além dos profissionais que atuarão nos núcleos, o projeto também viabilizou a compra de materiais esportivos, incluindo bolas oficiais, redes para as quadras e uniformes para os alunos.
Inscrições têm início na próxima semana
De acordo com a ONG Vivendo Esporte, a única condição para participar do projeto é que a criança ou o adolescente esteja matriculado na rede de ensino pública. Cada núcleo terá 60 vagas disponíveis.
Para participar do projeto, os pais ou responsáveis pelas crianças e adolescentes podem, a partir da próxima semana, ir até o núcleo de interesse (CEU das Artes ou Centro Esportivo do Jardim Simus), no dia e horário das aulas de cada unidade, para inscrevê-los.
O CEU das Artes está localizado na Rua Washington Pensa, 969, no Parque das Laranjeiras. Já, o Centro Esportivo fica na Avenida Américo Figueiredo, 1.200, no Jardim Simus. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3212-7282 ou pelo e-mail: [email protected].