O sinal 5G deve ser ativado na cidade de São Paulo nesta quinta-feira (4), segundo o conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) Moisés Queiróz.
Em entrevista ao Estadão/Broadcast, Queiróz afirmou que as teles já autorizaram 892 antenas para ativação da nova rede. De acordo com ele, o número de antenas autorizadas corresponde a 20% do total das antenas 4G disponíveis na cidade de São Paulo atualmente.
“As operadoras estão colocando quase o dobro das antenas exigidas pela Anatel nessa fase inicial. Isso é um indicativo de que a competição está alta e elas têm a intenção de ampliar a cobertura o mais rápido possível”, afirmou Queiroz.
Com a liberação, São Paulo será a quinta cidade do país a contar com o 5G puro, chamado tecnicamente de ‘standalone’. O 5G é considerado puro uma vez que opera na faixa de 3,5 gigahertz, oferecendo a maior velocidade e a menor taxa de latência (tempo de resposta).
Em julho, o sinal do 5G puro foi ativado em Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB) e Porto Alegre (RS).
Uma reunião extraordinária do Gaispi, grupo criado pela Anatel para cuidar da implantação da internet 5 na faixa de 3,5 GHz, foi convocada para terça-feira (2) para formalizar a autorização.
Com a autorização, as operadoras Claro, TIM e Vivo podem oferecer o serviço aos seus clientes.