Neste sábado (28), a Defesa Civil do Estado de São Paulo realizou um simulado de abandono de área de risco na Vila Sahy, em São Sebastião, no Litoral Norte. O evento contou com a participação de aproximadamente 700 pessoas, sendo 300 moradores da comunidade e 400 agentes estaduais e municipais.
O simulado, que teve como cenário um deslizamento de terra com vítimas de soterramento, é parte da iniciativa Gabinete 3D em São Sebastião. Esta ação busca aproximar o governo estadual das comunidades, oferecendo atendimento público diretamente aos cidadãos.
Os participantes tiveram a oportunidade de aprender sobre procedimentos de evacuação e rotas de fuga em caso de eventos extremos. A Defesa Civil do Estado distribuiu 650 cartilhas com orientações de como agir em situações de inundações ou deslizamentos.
Além disso, foram montados dormitórios adaptados em uma escola local e oferecidos serviços de apoio psicológico e na área da saúde e desenvolvimento social.
O secretário estadual da Gerência de Apoio do Litoral Norte de São Paulo, André Porto, e a major Claudia Benin, diretora estadual de proteção da Defesa Civil estadual, estiveram presentes e destacaram a importância do evento para a preparação da comunidade.
Gabinete 3D
O simulado de abandono de área de risco da Defesa Civil integra a série de ações do Gabinete 3D – São Sebastião. A iniciativa coloca o Estado mais perto das comunidades, levando o atendimento público até o cidadão para fazer a diferença na vida de todos e gerando oportunidades para quem mais precisa.