1 – Meirelles: mudança na reforma da Previdência precisa preservar equilíbrio fiscal
As mudanças em discussão na porposta de reforma da Previdência precisam preservar o equilíbrio fiscal, disse hoje (9) o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. Segundo ele, a equipe econômica está analisando o impacto fiscal de propostas como a retirada das contribuições para a seguridade social da Desvinculação de Receitas da União (DRU), que permite o remanejamento de até 30% de qualquer receita que entre nos cofres federais.
2 – Famílias atingidas por desmoronamento em Petrópolis recebem ajuda emergencial
A concessionária Concer, que administra o trecho Rio-Juiz de Fora da Rodovia da BR-040, pagou R$ 1 mil para cada uma das 50 famílias atingidas pelo desmoronamento na comunidade do Contorno, no bairro Duarte da Silveira, em Petrópolis, ocorrido na segunda-feira (6). Todas foram cadastradas pela prefeitura do município. O pagamento, que representa uma ajuda de custos emergencial para os moradores, é um dos itens acertados no termo de compromisso assinado pela Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, o Ministério Público Federal (MPF), a prefeitura de Petrópolis e a Concer, na presença das famílias atingidas.
3 – ‘Desse jeito, vamos dar a presidência ao Lula em 2018’, diz Aloysio Nunes
Irritado com o racha do PSDB, o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, disse que seu partido vive um momento de “histeria” e erra ao defender a saída do governo comandado pelo presidente Michel Temer, correndo o risco de perder a eleição de 2018. Em tom de ironia, o tucano afirmou que “tem gente tingindo o cabelo de preto” para votar contra a reforma da Previdência ao se referir aos chamados “cabeças pretas”, que defendem o desembarque dos tucanos.
4 – Kassab, Mendonça Filho, Marcos Pereira e Grace cumprem agendas no exterior
O Diário Oficial da União (DOU) traz publicados nesta sexta-feira, dia 10, despachos que autorizam viagens internacionais de alguns ministros neste mês de novembro. O titular das pasta da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, viaja nos 15 e 16 de novembro para Buenos Aires, na Argentina, para examinar possibilidades de cooperação, elaborar plano de ação de futuros projetos conjuntos de desenvolvimento tecnológico e inovação e participar de reuniões com autoridades governamentais argentinas.
5 – Queda dos calotes puxa alta de 14,6% no ganho de bancos
Apesar de gastarem menos para cobrir calotes, os grandes bancos não conseguiram acelerar o crescimento dos lucros no terceiro trimestre. Pesou, sobretudo, o desempenho ainda tímido do crédito e o impacto da queda dos juros nas margens financeiras. O resultado líquido de Banco do Brasil, Bradesco, Itaú Unibanco e Santander cresceu 14,6% no terceiro trimestre, ante igual período do ano passado, para R$ 16,4 bilhões.