Nos últimos anos foi possível acompanhar o forte crescimento do setor atacadista, que se destacou graças aos seus diferenciais e às tendências do mercado.
Os atacadões possuem uma estrutura grande e enxuta, permitindo que a loja também sirva como estoque. Além disso, contam com preços competitivos, tanto nas vendas no atacado quanto no varejo. Vale destacar também que tais lojas funcionam no sistema self-service (autosserviço) e de cash & carry (pague e leve), em que o cliente escolhe o produto diretamente nas gôndolas, fecha a compra, efetua o pagamento e leva o produto na hora.
Outro ponto importante é o fato de os atacados terem mudado os padrões das lojas, oferecendo uma melhor experiência de compra, com investimentos em climatização, iluminação, ambientação e localização.
Todas essas características tornaram as lojas atacadistas bastante atrativas para o consumidor que busca economizar, principalmente durante a crise e em decorrência das incertezas que a pandemia trouxe.
Com a chegada da covid-19, as lojas atacadistas se tornaram também grandes aliadas dos mercados de bairros, dos microempreendedores individuais e dos negócios voltados ao delivery, suprindo suas necessidades e carências de produtos.
A tendência deste tipo de negócio motivou a criação do primeiro atacadão de drogarias do Brasil. A loja ficará em Goiânia e está sendo pensada e executada pela rede de Drogarias Santa Marta. Visa trazer muitas facilidades e oferecer mais oportunidades para que os consumidores economizem.