A Prefeitura de Limeira instaurou um processo de sindicância para investigar uma servidora pública que estaria exercendo atividade profissional em um estabelecimento comercial durante período de afastamento médico. A apuração foi oficializada por meio da Portaria nº 846, publicada na edição desta quinta-feira (24) do Jornal Oficial do Município.
Segundo a Prefeitura, a sindicância irá apurar se a funcionária, afastada por motivo de saúde, descumpriu as condições do benefício ao atuar de forma irregular fora do serviço público. A denúncia foi formalizada por meio de um Processo Administrativo (nº 10.874/2025), que aponta possível falta de zelo com a função pública e desvio ético na conduta funcional.
Além do caso principal, a comissão de sindicância poderá investigar fatos conexos, incluindo a eventual responsabilidade de outros servidores e possíveis falhas nos mecanismos de controle interno da Administração Pública.
Comissão de sindicância já foi nomeada
A Comissão Permanente de Sindicância será composta por três membros efetivos e dois suplentes, todos servidores municipais. O grupo terá prazo inicial de 60 dias para concluir os trabalhos, podendo ser prorrogado por igual período, caso haja necessidade para esclarecimento completo dos fatos.
A sede da comissão ficará instalada na Secretaria Municipal de Educação, local de lotação da servidora investigada.